quarta-feira, março 27, 2013

CORNUCÓPIAS



Amigos (as) tenho as formas das Cornucópias talvez há uns 37 anos comprei numa das minha idas à Pollux com a minha saudosa mãe. Um dia com paciência vou tirar fotos às formas todas que tenho, que são muitas, algumas não uso há anos como o caso destas, mas eu quando ia à Pollux comprava todas as novidades da época, já não vou lá há uns anitos bons. Há dias a falar com a filha disse: nas nossas visitas temos que ir à Pollux, para ver o que mudou ou não... bem, mas estava eu arrumar as formas, sabem como é? Por vezes tiramos uma e parece que vai cair tudo...as minhas estavam assim. Não é hábito, pois uma coisa que gosto é da organização acima de tudo. Mas também acontece, o tempo não tem sido muito. Quando vi as formas das cornucópias, resolvi logo fazer as mesmas. Retirei uma massa folhada fresca (que tenho sempre congeladas) da arca e deixei descansar um pouco enquanto fiz creme pasteleiro. Depois abri a massa cortei tiras todas iguais com largura talvez de 2,5 cm. Besuntei as formas (da parte de fora) com manteiga e comecei a enrolar a massa pela parte mais fina fui enrolando a tira da massa mas sempre sobrepondo até acabar. Pincelei as cornucópias com ovo batido, e levei as mesmas num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga ao forno pré-aquecido a 200ºC, até alourarem. Quando frias retira-se a forma com cuidado, e recheia-se com o creme pasteleiro num saco pasteleiro. Polvilha-se com açúcar em pó, e é deliciar-se...

Ingredientes de creme Pasteleiro:
-60 g de farinha
-200 g de açúcar
-1/2 l de leite
-6 gemas de ovo
-1 colher de (chá) de baunilha
Com o batedor de varas de arames ou (fovet) como agora tem a mania de chamar. Para mim como sempre chamei vara de arames é assim que vai continuar a ser. Bati as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Envolvi de seguida a farinha junto com a baunilha e depois o leite quente. Levei ao lume batendo sempre com a vara de arames até levantar fervura e "ops" um creme pasteleiro caseiro e simples de se fazer, ok, pelo menos para mim.

P.S. Amigos (as) eu sei que sou chatinha, mas deixem-se de comprar pozinhos "mágicos" que é só colocar o liquido e catrapúm já está, dizem, sim eu escrevi bem: dizem que tem um creme pasteleiro, creme de ovos, etc. caseiro! Nem o que eu faço em casa já considero caseiro, pois se os ovos vêem do aviário, o leite vem da vacaria onde as vaquinhas são alimentadas a ração assim como as galinhas , como é que eu posso ter a prepotência de dizer que é caseiro, só se for porque fiz em casa. Mas, sempre é melhor que essa "porcaria" dos pozinhos que o pessoal usa, e depois tem a lata de dizer que só dão aos filhos comida do melhor...santa ignorância, valha-me DEUS. Ah, e mais uma vez peço imensas desculpas destas pequenas mensagens, mas fico nauseada, com o que leio, e ficar calada, não é de todo o meu feitio.


___________________Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença.____________



Paulo Coelho