domingo, junho 09, 2013

PAIXÃO PELO CHOCOLATE [HISTÓRIA PARTE 7 E 8]


          (Imagem retirada da net)
Vamos continuar com a história do chocolate, como sabem? Já partilhei a parte 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Agora seguimos para "bingo" com a 7 e 8. Espero, que vos esteja a dar prazer assim como a mim me deu ao ler.

UM ALIMENTO EXCEPCIONAL:

Apesar do seu requintado e delicado sabor, o chocolate tem detractores, devido à gordura que possui, bem como ao elevado valor calórico. No entanto, os apreciadores de chocolate e os profissionais de confeitaria realçam as suas virtudes alimentícias e enérgicas, que não são poucas. Muito dos mitos que envolviam o chocolate foram destruídos pelas análises a que os cientistas o submeteram, pelo que as pessoas que o tinham na sua lista negra podem voltar a considerar a possibilidade de um «porque não?». Neste capítulo abordaremos a importância do chocolate na saúde.

O VALOR NUTRITIVO.

Em primeiro lugar, é fundamental destacar que o chocolate não é uma simples guloseima, antes uma matéria rica em nutrientes, pelo que deve ser valorizado como um verdadeiro alimento. Contém vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras e hidratos de carbono, entre outras substâncias. As proporções variam de acordo com o produto, isto é, se possui mais ou menos pasta de cacau, leite, frutos secos, recheio, etc.

Por outro lado, o chocolate (como outros alimentos) não é bom ou mau em si mesmo, dependendo da quantidade e da frequência com que se come, da sua qualidade e do estado de saúde do consumidor os benefícios que dele se podem extrair. Se uma pessoa não apresentar incompatibilidades com o chocolate (alergia, intolerância, problemas hepáticos, etc.) e o consumir com moderação, não existe qualquer inconveniente em adicioná-lo à sua dieta alimentar. Aliás, em condições especiais, como a prática de actividades fisícas intensas, é um alimento especialmente recomendado pelo seu elevado valor enérgico. O chocolate é um alimento com múltiplas virtudes, que deve ser valorizado.

Importa, pois, saber o que ingerimos quando consumimos chocolate, uma vez que nem todos os produtos derivados do cacau contêm as mesmas quantidades de micro e macronutrientes. De seguida analisaremos quatro produtos clássicos: o chocolate preto, o chocolate de leite, o chocolate branco e o chocolate em pó.

CONTEÚDO POR 100 G.

CHOCOLATE PRETO:
Proteínas________4,2/7,8 g
Hidratos de carbono_____47/65 g
Amido___________3,1 g
Açúcares_________50,1/60 g
Fibra____________5,9/9 g
Gorduras________29/30,6 g
Gordura saturada___15,1/18,2 g 8,1/10 g
Gordura poliinsaturada____0,7/1,2 g
Sódio_____________________0,02/0,08 g
Potássio________________-0,4 g
Cálcio_________________35/63 mg
Fósforo_________________167/287 mg
Ferro_________________2,2/3,2 mg
Magnésio_______________100/113 mg
Zinco__________________1,4/2 mg
Vitamina A______________3 Ul
Vitamina E______________0,25/0,3 mg
Vitamina B1_____________0,04/0,07 mg
Vitamina B6_____________0,04/0,05 mg
Ácido fólico______________6/10 mcg
Energia_________________449/534 cal

CHOCOLATE DE LEITE:
Proteínas______________6,1/9,2 g
Hidratos de carbono_____54,1/60 g
Amido_________________1,1 g
Açúcares_______________
Fibra__________________1,8 g
Gorduras______________30/31,8 g
Gordura saturada_______ 17,6/19,9 g
Gordura moninsaturada___9,6/10,7 g
Gordura poliinsaturada___1,0/1,2 g
Sódio__________________0,06/0,12 g
Potássio________________0,34/0,47 g
Cálcio_________________190/214 mg
Fósforo________________199/242 mg
Ferro__________________0,8/2,3 mg
Magnésio_______________45/86 mg
Zinco___________________o,2/0,9 mg
Vitamina A______________150/165 Ul
Vitamina E______________0,4/0,6 mg
Vitamina B1_____________0,05/0,1 mg
Vitamina B6_____________0,05/0,11 mg
Ácido fólico______________5/10 mcg
Energia__________________511/542 cal

CHOCOLATE BRANCO:
Proteínas__________8 g
Hidratos de carbono__58,3 mg
Magnésio___________26 mg
Zinco_______________0,9 mg
Vitamina A__________180 Ul
Vitamina E__________1,14 mg
Vitamina B1_________0,08 mg
Vitamina B6_________0,07 mg
Ácido fólico__________10 mcg
Energia_____________529 cal

CHOCOLATE EM PÓ:
Proteínas_________4,7 g
Hidratos de carbono____78/82 g
Amido________________2/8 g
Açúcares______________70/78 g
Fibra__________________7 g
Gorduras_______________2,5 /3,5 g
Gordura saturada________0 g
Gordura moninsaturada___0 g
Gordura poliinsaturada____0 g
Sódio___________________0,07/0,13 g
Potássio_________________0,44/0,9 g
Cálcio___________________30/300 mg
Fósforo__________________140/320 mg
Ferro____________________4/9 mg
Magnésio________________100/125 mg
Zinco____________________2 mg
Vitamina A_______________trazas
Vitamina E_______________0,2 mg
Vitamina B1______________0,07mg
Vitamina B6______________0,03 mg
Ácido fólico_______________7,6 mcg
Energia__________________360/375 cal

DADOS COMPLEMENTARES:

*As proteínas. Não têm lugar de destaque, excepto nos casos do chocolate de leite e do chocolate branco, cujos ingredientes lácteos aumentam o seu valor proteico. Além disso, o cacau como matéria-prima também oferece percentagens mais elevadas de proteínas.
*Os hidratos de carbono. São proporcionados sobretudo pelos açúcares, que fornecem quase metade da energia total. O cacau como matéria-prima contém também amido e fibra, mas estes componentes ficam mais diluídos no produto final.
*As gorduras. Proporcionam cerca de metade da energia fornecida pelo chocolate. A excepção é o chocolate em pó, que possui muito pouca gordura.
*A fibra. Encontra-se em quantidades apreciáveis tanto no chocolate em pó como no chocolate preto. Nos outros produtos o seu valor é insignificante.
*Os sais minerais. No chocolate preto e no chocolate em pó, os valores de sais minerais são reduzidos comparativamente aos do chocolate de leite, no qual a percentagem de cálcio aumenta significativamente, devido à adição de substâncias lácteas.
*As vitaminas. Destaca-se sobretudo o elevado teor de ácido fólico. O chocolate branco e o chocolate de leite apresentam maiores quantidades de vitamina A que os outros produtos, devido às substâncias lácteas que contêm.
*A energia. Os chocolates em geral são alimentos energéticos. Dos produtos apresentados, o chocolate em pó é o que apresenta valores mais baixos.

OUTRAS SUBSTÂNCIAS E OS SEUS EFEITOS NO ORGANISMO:

Este é provavelmente o ponto, dada a informação existente não ser muita sobre o qual recai alguma polémica. Vejamos quais são essas substâncias e como afectam a saúde.

Cafeína. Existe pouca cafeína no cacau. As investigações revelam que os efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central são pouco relevantes. De facto sabe-se que o café, o chá preto e as bebidas à base de cola são as maiores fontes de cafeína da dieta ocidental.

Uma chávena de chocolate quente contém aproximadamente a mesma quantidade de cafeína que uma chávena de descafeinado.
-Em 20 g de chocolate preto há menos de 19 mg de cafeína.
-Em 20 mg de chocolate de leite existem cerca de 4 mg de cafeína.
-Numa chávena de café encontram-se entre 60 e 90 mg de cafeína.-Quantidades abaixo de 20 mg de cafeína não parecem ter efeitos negativos no organismo.

Teobromina. É uma substância que estimula o sistema nervoso central, porém a sua actividade é moderada.

Feniletilamina. É uma substância fitoquímica pertencente ao grupo das endorfinas (moléculas que produzem sensação de bem-estar). A  feniletilamina, também chamada FEA ou PEA (a singla em inglês), tem efeitos estimulantes no cérebro, de acordo com estudos efectuados sobre a depressão, o que levou a sugerir que possui uma actividade reguladora do estado de espírito.

Polifenóis. São compostos antioxidantes, aos quais é atribuída relação com a prevenção de certos tipos de cancro e da arteriosclerose. Estudos realizados em 1999 pelo Departamento da Universidade da Califórnia revelam que os níveis de substâncias antioxidantes do chocolate são superiores aos do chá verde*
(* Journal of Agriculture and Food Chemistry 1999)

A acção antioxidante de uma barra de chocolate que contenha 200 mg de polifenóis equivale a:
-Um copo de 150 ml de vinho.
-Duas chávenas de chá verde.
-Quatro maçãs.
-Cinco cebolas.

Com toda a certeza, as acções benéficas que o chocolate exerce no organismo não são as virtudes mais reconhecidas pelo público em geral, apesar dos dados fornecidos atrás, há ainda muitas questões por responder. Falaremos delas no próximo capítulo.

FITOESTERÓIS

Sabe-se que o cacau contém quantidades significativas de fitoesteróis, substâncias que parecem ter uma acção bloqueante sobre a absorção intestinal do colesterol alimentar; por esta razão são considerados de efeito hipocolesterolémico (ajudam a baixar os níveis de colestrol LDL)

O CHOCOLATE E OS ESTIMULANTES NATURAIS

Acerca dos efeitos psicoestimulantes de algumas substâncias contidas no chocolate, sabe-se que a sua acção no organismo humano é moderada; os efeitos são visíveis sobretudo no maior estímulo cerebral e numa sensação de bem-estar geral. No que respeita às anandamidas (substâncias relacionadas com os canabinóides) contidas no chocolate, os seus níveis são pouco relevantes; uma pessoa de sessenta quilos teria de comer dez quilos de chocolate para começar a notar alterações de consciência. Vale a pena recordar Paracelso, um grande químico e alquimista do século XVI: «O perigo de uma planta depende apenas da dose»

UM BOM AMIGO DO CORAÇÃO

No XVII Congresso da Sociedade Internacional do Coração, celebrado em Winnipeg, no Canadá, afirmou-se que consumir chocolate é saudável para o coração devido ao seu conteúdo em flavonóides (do tipo polifenóis), uma vez que estas substâncias com acção antioxidante facilitam a circulação do sangue. Acredita-se que os polifenóis (existentes no chocolate em quantidades signifícativas) podem exercer um efeito benéfico na prevenção de problemas cardiovasculares.

UM ALIMENTO COM UMA LONGA VIDA

Apesar da elevada percentagem de gordura, o chocolate pode armazenar-se por longos períodos (desde que em condições adequadas), sem ficar rançoso e sem oxidar. Isto deve-se aos polifenóis, substâncias antioxidantes. Foi precisamente esta qualidade que fez do chocolate o alimento ideal para os soldados da Segunda Guerra Mundial; mantinha-se em excelentes condições e fornecia energias e nutrientes. A ração diária de cada soldado era de três barras.

Continua...