sábado, julho 20, 2013

FILETES DE CAVALAS, COM ARROZ DE CENOURA E COÊNTROS



Estes filetes de cavalas, já tinha em rascunho. Agora com as noticias do peixe (cavalas) morto nas praias da Costa de Caparica. Até me arrepiou... só mesmo de gentinha, para fazer isto (largar o peixe que não lhes dá dinheiro). Um vómito completo, se estas pessoas que fizeram isto tivessem sentimentos saberiam que neste momento em Portugal se passa fome. Não seria muito mais bonito, oferecerem o peixe a instituições, que com certeza agradeciam. Mas, isso dá trabalho, e somos um Povo, que trabalhar só fora do País. Depois vêem os pescadores dizerem que ganham pouco, etc. Mas depois catrapúm, deitam fora peixe que encheria a barriga a muita gente. Enfim... Para mim, esta embarcação teria que levar uma Coima, e não seria pequena, talvez, na próxima vez, pensassem duas ou três vezes antes de fazer o mesmo. Mas, como somos um País de brandos costumes, dizem que limpam as praias, e lá seguem o seu caminho. Escusado será dizer, que apesar da minha praia, não ser uma das afetadas, passado dois dias ainda andavam restos de peixitos depenicados pelas gaivotas, pois as bichinhas nesses dias ficaram com uma barrigada, sem trabalho nenhum. Segue para bingo. Um dia quando cheguei a casa da minha praia, disse para a minha filha: -Bolas, parece que alguma melga me mordeu na mão, ok, passei Fesnitil, e lá vi que parecia mesmo picadas de melgas, mas, não dei importância. Nas notícias da noite lá vejo a noticias que a praia de Carcavelos estava interdita a banhos por causa das águas provocarem uma alergia em causa estava as micro-algas, até aqui tudo bem, pois eu na minha praia tinha vistos algas (não, as micro-algas) e até apanhei algumas e apertei as mesmas (eram daquelas de bolinhas) que eu adorava rebentar as mesmas quando era miúda, agora de miúda não tenho nada, mas gostei da sensação de rebentar as bolinhas das alguinhas, daí eu ter ficado com a dita comichão (alergia). Mas, não foi nada que o Fenistil, ou o gel de Aloé não tratasse. O mais engraçado, é que nas noticias era só nas praias da linha, agora passado dois dias começa a circular a notícia que nas praias da Costa também estavam interditas, mas pela minha experiência chegaram atrasadas três dias. Mas, não pensem que deixei de ir à praia e tomar banho, o que depois do alerta, como por magia, não tive alergias nenhuma. (Gargalhada) ...Como a economia  do País está em alta à que afastar os turistas das praias, só mesmo neste País. Eu, continuo a ir à praia e tomar banho, e estou-me lixando para as notícias...


Bem, depois de desabafar a minha azia, vou dizer como fiz as minhas adoradas cavalas que comprei numa ida ao Jumbo, e quem me segue  no blog ou conhece, sabe que para mim, sardas, cavalas, é um manjar dos Deuses, adoro!



Pedi na peixaria para arranjar as cavalas e retirar as espinhas para fazer uns filetes. Temperei os mesmos com sal marinho, alhos picados, louro e reguei com limão (bastante). Ao fim de cinco horas retirei os filetes dessa marinada e passei os mesmos por farinha de milho, depois por ovo batido e por pão-ralado. Levei a fritar os filetes numa frigideira com azeite quente. Deixei fritar os mesmos até estarem douradinhos. Deixei-os repousar em papel de cozinha. Para acompanhar esta iguaria, fiz um arroz de cenoura com coentros que ficou uma delicia. Como fiz o arroz: Num tacho coloquei uma cebola pequena picada, 2 dentes de alhos igualmente picados, reguei com azeite e levei a lume médio só o tempo de murchar a cebola, juntei as cenouras cortadas em laminas e deixei mais um pouco em lume mínimo. Depois juntei o arroz, e deixei fritar o mesmo, Juntei a água (o dobro do arroz) e temperei com sal marinho. Envolvi tudo muito bem, e deixei cozinhar, quando estava quase, juntei um molho de coentros picados. Apaguei o lume e tapei o tacho, o que acabou de cozer o arroz.

______Não há quem não cometa erros, e grandes homens cometem grandes erros._________

Paulo Francis