segunda-feira, outubro 13, 2014

CARIL DE ALABOTE


Esta receita saltou daqui. O Jamie diz: O meu caril preferido. Ok, acredito, pois o meu filho sendo um grande apreciador de caril, achou brutal. Vamos lá à receita.


Ingredientes:
-5 c. de sopa de óleo vegetal
-2 c. de sopa de sementes de mostarda
-1 c. de chá de sementes de feno-grego
-3 malaguetas verdes frescas, sem sementes e finamente picadas
-1 mão-cheia de folhas de caril
-2 pedaços de raiz de gengibre do tamanho de um polegar grosseiramente picado
-1 c. de chá de piripiri em pó
-1 c. de chá de açafrão-da-índia
-6 tomates picados (1,2,3)
-3 cebolas picadas (1,2,3)
-1 lata de leite de coco 400 ml
-sal marinho q.b.
-*1 c. de sopa de tamarindo


Notas: Juntei filetes de alabote. Mas podem fazer com galinha, frango ou vegetariana, fica ao vosso gosto. A base é a mesma. Só se junta *tamarindo se fizerem com peixe como eu fiz ok? Se for de galinha ou legumes não juntem.

Primeiro: preparei e separei as quantidades dos ingredientes. Depois é fazer o que é rápido.

Aqueci o óleo numa frigideira (grande). Quando começa a ficar quente juntei as sementes de mostarda. Esperei até começarem a saltar (palermitas a sujarem-me o fogão e não só) :). Nessa altura juntei as sementes de feno-grego, as malaguetas frescas, as folhas de caril e gengibre. Refoguei mexendo, durante alguns minutos. Juntei a cebola picada na 1,2,3, salteei durante 5 minutos até a cebola ficar translúcida. Juntei o piripiri e o açafrão-da-índia. Juntei os tomates picados (1,2,3) e deixei cozinhar uns minutos (envolvi). Juntei o leite de coco envolvi muito bem, quando começou a ferver juntei o tamarindo e envolvi. Nessa altura coloquei os filetes do alabote cortados e deixei cozinhar que como sabem é rápido. Servi acompanhado com arroz basmati

P.S. Para a versão galinha/frango salteie as tiras de galinha e sementes de coentros até ganharem cor, depois junte ao molho de caril e deixe cozinhar durante 10 minutos. Para a versão vegetariana, acrescente todos os legumes no molho no início quando junta as cebolas. Continuando a cozinhar normalmente até todos os legumes estarem tenros.

Filetes de alabote: É um peixe do mar da Noruega. O alabote é um peixe branco, muito rico em proteínas, e contém pouca gordura. É também rico em fósforo, potássio, iodo, cálcio e vitaminas do grupo B.

"O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute."
 
(Sabedoria Oriental)