quarta-feira, janeiro 28, 2015

QUICHE DE FRANGO E ABÓBORA


Quiche a filha adora. Faço quando tenho alguma carne, peixe ou frango que sobrou de outra refeição. Como sabem tenho sempre as massas frescas congeladas, quebrada, folhada etc. Quando preciso, é só retirar 10 minutos antes da arca. Tinha um resto de frango assado, resolvi juntar abóbora porqueira.  Apareceu cá por casa uma. Vamos ver como fiz.


Primeiro, retiro peles e ossos e desfio o frango. Cortei um bom bocado de abóbora em cubos pequenos. Numa tigela coloquei 1 c. de sopa de farinha que desfiz com leite reservei.


Num tacho piquei uma cebola, 2 dentes de alhos picados, um molho de cebolinho, a abóbora e reguei com um pouco de azeite, levei a lume brando deixei cozinhar com o tacho tapado, fui mexendo. Quando a cebola murchou e a abóbora estava macia (não cozida) juntei o frango e deixei harmonizar sabores. Temperei com sal marinho. Juntei a farinha dissolvida no leite (estilo bechamel) e envolvi tudo muito bem. Temperei com noz-moscada ralada na hora e pimenta-preta moída na hora. Deitei o preparado na forma previamente untada com manteiga e forrada com a massa quebrada. Polvilhei com um pouco de queijo Mozarela e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Até a massa estar cozida e loira. Servi com uma salada de alface e tomate coração de boi devidamente temperada com azeite, vinagre balsâmico e flor de sal. Peço desculpas de não aparecer empratado, mas o tempo neste dia foi mini. :)

O maior pecado é permanecer na inércia de um conforto "santificado" chamado omissão. Os grandes transgressores foram os que mudaram o mundo!

(Rene Magalhães)