quinta-feira, janeiro 29, 2015

SONHOS RECHEADOS COM DOCE DE OVOS


Sei que ando "fora" do tempo, a trazer as receitas de Natal que reinou na nossa mesa. :) Mas como "Natal" pode ser todos os dias, segue para bingo. :) Sonhos nunca falta. Este Natal fiz estes, mas os sonhos recheados não faltaram. Recheei estes com doce de ovos.


Ingredientes:
-300 g de farinha
-7,5 dl de água
-6 ovos
-1 colher de café de fermento
-1 colher de café de sal
-casca de limão

Leva-se ao lume um tacho com a água, a casca fina de limão e o sal. Quando ferver, deita-se duma só vez a farinha, começando imediatamente a mexer com colher de pau até ligar. Depois de ferver um pouco para cozer, deita-se o preparado numa tigela e, deixa arrefecer. Quando frio, junta-se um ovo e começa-se logo a desfazer com a mão a massa cozida, continuando a adicionar os ovos um a um amassando continuamente sem deitar um ovo antes do anterior estar bem incorporado na massa. Junta-se o fermento e bate-se então fortemente com a colher de pau até ficar homogéneo e corredio. Frita-se às colheradas em óleo fervente em lume brando para crescerem e rebentarem e vão-se pondo sobre papel de cozinha. Depois de frios dei um corte com uma tesoura e coloquei o doce de ovos. Polvilhei com açúcar em pó.


Doce de ovos:
-6 gemas
-250 g de açúcar
-100 ml de água
-1 vagem de baunilha
Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

"A vida continua, e se entregar é uma bobagem."

(Renato Russo)