quinta-feira, fevereiro 26, 2015

CARNE GUISADA COM MASSA




Carne guisada, gostamos, seja com batatas ou massa. Resolvi fazer com um chouriço de carne picante que é brutal da zona de Cinfães. Vamos ver como fiz este guisado reconfortante.



Coloquei uma cebola picada num tacho, com uma folha de louro, 10 rodelas de chouriço de carne picante e azeite. Levei a lume brando e deixei refogar (até a cebola ficar translúcida)e o chouriço largar os seus sucos. Juntei o conteúdo de uma lata de tomate triturado das pequenas, sempre em lume brando deixei harmonizar sabores. Juntei carne de porco ao cubos (usei lombo) e juntei um pouco de água, temperei com sal marinho. Deixei a carne cozinhar sempre em lume brando. Fui juntando água conforme era preciso, (nunca deixar a carne a tomar banho de piscina). Quando a carne estava cozinhada, juntei água suficiente para cozinhar a massa e retifiquei o tempero. Quando levantou fervura juntei espirais de cores e deixei cozinhar até estar al dente, nessa altura desligo o lume e tapo o tacho (acabar de cozinhar). Adoro coentros, no final polvilhei com coentros picados, pois para mim coentros vai bem com tudo. Simples, mas delicioso.

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Dalai Lama)

P.S. Um pensamento que partilho muitas vezes, além de gostar e muito de Dalai Lama, concordo em absoluto com a mensagem. :)