terça-feira, março 17, 2015

BOLO DE CLEMENTINA

  
 
Tinha comprado clementinas que a filha adora, ou adorava, já nem sei! Não lhes tocou, e passado dois ou três dias da fruta na fruteira eu começo a olhar para ela (fruta) e começo a ver  a mesma já com cara de "velha". Resolvi o problema, fiz um bolo simples que ficou uma delícia dito pela filha, pois o filho, não provou. Como se diz: o menos é mais...Vamos ver como fiz.



Ingredientes:
-150 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-220 g de açúcar
-250 g de farinha
-raspa de 6 clementinas
-175 ml de sumo de clementina
-1 c. de sobremesa de fermento em pó
-6 ovos (usei grandes)

Calda:
-250 ml de sumo de clementinas
-80 ml de água
-80 g de açúcar



Bati a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntei as gemas e continuei a bater, até estar tudo bem misturado, juntei o sumo e continuei a bater até ficar uma mistura espumosa, nessa altura juntei a farinha peneirada com o fermento e envolvi muito bem sem bater. Por fim juntei as claras batidas em castelo. Só envolver muito devagar debaixo para cima. Deitei a mistura numa forma untada e polvilhada com farinha de amêndoa. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. o tempo de cozer o bolo (teste do palito). Enquanto o bolo estava no forno fiz a calda.

Misturei os ingredientes da calda e levei ao lume até levantar fervura, quando tal deixei só 3 minutos a ferver. Reservei.

Quando o bolo estava cozido desenformei e voltei a colocar o bolo na forma. Piquei o mesmo com um espeto e deitei a calda sobre o bolo até o encharcar. Deixei o bolo arrefecer dentro da forma e absorver a calda. 

"O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página."
 
(Santo Agostinho)