segunda-feira, outubro 26, 2015

LICOR DE CASTANHAS


Este ano resolvi experimentar fazer licor de castanhas. Fiz pouco, se o meu provador oficial (filho) aprovar, logo faço mais... Vamos ver como fiz. Desta vez coloquei só o licor final, pois o tempo de hibernar é pouco, e estamos ainda no início do tempo das castanhas.

Ingredientes:
-400 g de castanhas cozidas sem casca e pele com erva doce
-1/2 L de aguardente
-400 ml de água
-400 g de açúcar amarelo (podem usar o branco, o licor fica com um tom claro, estilo beije)

Depois de descascar e pelar as castanhas (o que deu as 400 g), levei as mesmas a cozer num tacho cobertas com água e erva-doce. Depois de cozidas escorri a água e reservei-as até ficarem frias, nessa altura com o liquidificador fiz uma pasta que coloquei num frasco de boca larga e cobri com a aguardente. Fui abanando o frasco durante 15 dias (abanei mesmo). :) Ao fim desse tempo fiz uma calda com o açúcar e a água. Deixei arrefecer. Juntei à calda fria a aguardente com a pasta das castanhas reservada e coada com um passador de rede fino. Envolvi muito bem com a vara de arames, e depois foi coar com um passador de algodão e funil, para dentro da garrafa.

Notas: O que gostei menos deste licor foi o trabalho que deu descascar e pelar as castanhas antes de cozer (dai eu ter feito pouco). :D Podia fazer com as ditas congeladas? Podia. Penso que não é a mesma coisa, mas façam como preferirem.

Estou aqui no Instagram e Facebook!

"Se um dia lágrimas vierem ao seu rosto, não pense no porquê! Pense nas folhas do Outono, elas não caem porque querem, e sim porque chegou a hora."


(Raphael Bacellar)