terça-feira, junho 28, 2016

ARGOLAS DE CHOCO





Os meus filhos em pequenos adoravam argolas de choco. Há muito que não fazia. Também sou sincera, hoje em dia, sou capaz de passar mais de um ano sem fazer fritos (os de Natal não contam). ;) Utilizo mais o forno para assar ou o grill ou então cozidos, fritos apesar de adorar não faço, aliás nunca fui muito de fazer fritos. A minha saudosa mãe quando sabia que eu ia lá a casa tinha sempre os mimos que eu ou os netos gostavamos/gostamos Há muito pouco tempo o filho recordou-me que tinha saudades dos pasteis da avó, e eu claro, nem falo. Desde que a minha mãe partiu nunca mais comi raia frita e outras iguarias que ela fazia tão bem, e a mim os sabores da minha mãe não se comparam a nenhuns outros. As saudades são mesmo lixadas, e com o continuar da caminhada continuam a doer. Mudando de assunto, e voltando às argolas de choco que é o que vos interessa. Tinha comprado um choco com 1,300 kg para fazer uma feijoada, mas quando cheguei a casa, mudei de ideias, resolvi limpar o bichito, e cortar em argolas, o que restou do choco guardei e fiz um arroz para mim. Vamos ver como fiz.


As argolas do choco que previamente cortei e limpei, coloquei numa tigela, juntei 5 dentes de alho picados, 2 folhas de louro esfareladas, temperei com sal marinho e pimenta branca. Reguei com sumo de limão deixei a marinar durante 4 horas, ao fim desse tempo retirei as argolas da marinada, e sequei com ajuda de papel de cozinha. Passei por farinha depois por ovo batido e levei a fritar em azeite. Depois de frito coloquei em papel absorvente de cozinha. Servi com salada russa temperada com flor de sal, um molho de salsa picada, pimenta preta moída na hora azeite extra virgem e vinagre de cidra. Envolvi para harmonizar sabores e servi de seguida. Não apeteceu a salada russa com maionese. Há dias...

Notas: Recebo alguns emails a perguntar se é preciso primeiro cozer os chocos antes de fritar, respondo que eu nunca cozi, assim aprendi com a minha mãe. Mas sei que há pessoal que coze primeiro, nunca soube o porquê?!?!? Quando comia os da minha mãe ou o que eu fazia nunca ficavam/ficam pastilha elástica, ficavam/ficam macios. Mas isso sou eu, cada um faz como preferir.

"Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."

(Osho)


P.S. A isso se chama: viver... :)