quarta-feira, novembro 09, 2016

AGUARDENTE DOC LOURINHÃ À PROVA NA ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE LISBOA





No arranque da 5ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã, o município foi à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e convidou alunos, jornalistas e bloggers a participar numa prova comentada e interactiva de um dos principais produtos da Região, a Aguardente DOC da Lourinhã.

Fernando Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, abriu a sessão e apresentou as diversas actividades que irão decorrer durante a Quinzena Gastronómica, que irá realizar-se de 10 a 20 de Novembro. No decorrer da prova respondeu a questões relacionadas com a certificação internacional desta que é a única aguardente portuguesa produzida em Região Demarcada.

O enólogo engenheiro Miguel Móteo conduziu a prova comentada, explicando os processos de maturação e envelhecimento deste produto e as principais diferenças e semelhanças entre a Aguardente DOC Lourinhã e as aguardentes Cognac e Armagnac. Servida a aguardente, o enólogo desafiou a audiência a descobrir e a comentar os aromas e sabores presentes nas aguardentes de dois produtores da Região: Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol.

No final, os participantes nesta iniciativa foram convidados a provar alguns produtos de doçaria da Região que têm a Aguardente DOC Lourinhã como um dos principais ingredientes.