quarta-feira, novembro 09, 2016

MASSA COM BRÓCOLOS (ACOMPANHAMENTO)





Esta receita saltou de um programa Kitchen Boss Recipes, que vi. Gosto muito de ver o Buddy`Veal a cozinhar, não quer dizer que não ache engraçado o programa dele de Cakes, mas esse já não é a minha praia. Quem me segue, sabe que sempre disse que não gosto da pasta americada, quem sabe trabalhar bem a dita, faz trabalhos lindíssimos artísticos mesmo o caso. Depois também temos o inverso, aqueles bolos que se vê a povoar a blogosfera, que "temos pena" mas mais valia nem verem a luz do dia, até dói de serem menos bons olhar. Mas cada um faz o que lhe apetece. Há perto talvez de 4, 5 anos foi-me oferecido (por email) um curso de bolos com pasta americana de 1 semana, agradeci à empresa mas não aceitei. Sei que "o saber não ocupa lugar", mas para mim, o meu tempo é muito precioso, e como nunca fui mulher de carneiradas (fazer/usar o que está na moda) se gosto, até sim, mas não porque alguém se lembrou de ditar que é moda. Mas voltando ao programa do Boss,  estava a ver e vi ele a fazer esta (a dele) massa e registei, pois agradou-me logo. No dia seguinte fiz, para acompanhar uns bifes de frango grelhados. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-2 cabeças de brócolos (700g)
-1 cabeça de alhos
-azeite
-sal marinho
-300 g de massa (ao gosto de cada um)
-pimenta preta

Cortei os raminhos das cabeças dos brócolos mas aproveitei o talo grosso e cortei em bocadinhos, e lavei tudo muito bem. Escorri e reservei. Levei um tacho ao lume com água e sal marinho, quando começou a ferver juntei os brócolos reservados e deixei cozer (al dente). Retirei os brócolos mas aproveitei a água e cozi a massa nessa mesma água (se necessário, acrescentar mais água). Quando a massa cozida e coada (aproveitei 1/2 chávena da água de cozer brócolos e massa), reservei a massa. Num tacho grande coloquei a cabeça de alho descascados e picados no processador, reguei com azeite. Quando o azeite tomou de sabor o alho (sem alourar) envolvi muito bem a massa, e os brócolos, com cuidado, para não desfazer, adicionei a água da cozedura reservada, rectifiquei o sal marinho e temperei com pimenta preta moída na hora. Brutal!

Estou aqui no Instagram e Facebook!

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

(Oliver Wendell Holmes Sr.)