terça-feira, novembro 08, 2016

BOLO DE AMÊNDOA [FREIXO DE ESPADA À CINTA]





Bolos de amêndoa? Há muitas receitas no blog, é só mais uma que nunca é demais. :)) Este bolo saltou do meu livro "Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa" de Maria Odete Cortes Valente. Um bolo de amêndoa simples, mas brutal, da zona de Freixo de Espada à Cinta. Vamos à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes:
-4 ovos
-35 g de pão ralado
-80 g de miolo de amêndoa
-200 g de açúcar (usei 160 g de açúcar amarelo)
-1 limão
-1 c. de chá de fermento


Batem-se as gemas com o açúcar até ficar uma massa espessa e espumosa. Junta-se a casca do limão ralada, as claras em castelo firme, só a envolver, a amêndoa moída com pele, o pão ralado e fermento. Envolve-se tudo muito bem sem bater. Deita-se a massa em forma baixa forrada com papel-vegetal e untado, leva-se ao forno pré-aquecido a 180º C. O tempo para cozer o bolo. Façam o teste do palito. Depois empoei o bolo com açúcar em pó.

"O melhor presente Deus me deu, a vida me ensinou a lutar pelo que é meu..."

(Charlie Brown Jr)

Estou no Instagram eFacebook aqui!