segunda-feira, novembro 28, 2016

EMPADA DE CARNE E ERVILHAS COM CARIL




No dia do Workshop na Academia Vaqueiro a convite dos vinhos Cabeça de Toiro, um vinho com atitude. :)  Os convidados (nós) tinhamos que fazer os petiscos Portugueses, fez-se um sorteio e logo se vê qual o par e o que se vai cozinhar. A mim e à Manuela calhou-nos as empadas de frango. Quando soube que a Manuela é uma expert na matéria das empadas, fiquei tranquila. :) O meu apoio moral teve-o logo de início, depois foi começar. Fui a sua partner, ;)  sim, expert em empadas, só mesmo a Manuela que adorei conhecer. Em conjunto acho que fizemos equipa. Pelos comentários que se ouviu no jantar sobre as empadas. Foi um início e noite brutal. Acabou à meia noite, mas a vontade de acabar, era nenhuma. Bons petiscos excelentemente confeccionados pelas equipas e com o grande apoio de Chef Pedro Niny da Academia Vaqueiro  que nos passou excelentes dicas sempre tão importantes. A presença do enólogo Carlos Eduardo, não menos importante, não deixou nunca ninguém de copo vazio enquanto se cozinhava e depois jantava, com os excelentes vinhos Cabeça de Toiro. O jantar decorreu também na perfeição, com um convívio lindo de pessoas igualmente lindas. Adorei, venha o próximo. ;) Mas agora passamos à minha empada, que é o que vos interessa. Certo? Não, não fiz a massa da empada, o tempo que tinha era curto, resolvi comprar no Continente que abriu perto de minha casa. Comprei duas massas de empadas refrigeradas. Fiz uma empada de carne de porco e peru com ervilhas e caril. O que ficou brutal, dito pelo meu provador oficial (filho).


Ingredientes:
-2 massas de empada refrigeradas Continente
-350 g de carne de porco picada (picada na altura no talho)
-200 g de carne de peru picada (picada na altura no talho)
-400 g de ervilhas congeladas
-2 cenouras
-1 cebola picada
-2 dentes de alho picados
-1 folha de louro
-1 ramo de salsa grosseiramente picado
-sal marinho
-1 c. de chá de caril
-1 c. chá de gengibre ralado na hora
-pimenta preta moída na hora
-azeite
-1 c. de sobremesa de farinha 
-50 ml de água de cozer as ervilhas
-1 gema de ovo


Comecei por fazer o recheio. Primeiro cozi as ervilhas com água e sal marinho. Quando cozidas, coei e reservei a água de cozer as ditas. Num tacho coloquei a cebola, alho, cenouras cortadas em cubinhos, louro e reguei com azeite, o suficiente para cozinhar a cebola, deixei cozinhar até a cebola ficar translúcida, nessa altura juntei as carnes (misturadas) e envolvi muito bem, adicionei um pouco da água de cozer as ervilhas (50 ml), adicionei o caril, gengibre, pimenta preta moída na hora, salsa e temperei com umas pedras de sal marinho (pouco, em questão a água de cozer as ervilhas já ter sal), envolvi muito bem e deixei cozinhar a carne sempre em lume brando. Quando a carne estava cozinhada, polvilhei com farinha envolvi muito bem e fui adicionando uns borrifos com a água de cozer as ervilhas, fui envolvendo e adicionando a farinha, água até fazer "quase" o molho béchamel. Envolvi bem rectifiquei temperos e deixei arrefecer o recheio da empada. Entretanto untei com manteiga uma forma de mola, e forrei com uma massa refrigerada do Continente. Coloquei o recheio e com a outra massa fiz a tampa (uma rodela do tamanho da forma, que já tinha cortado anteriormente). Tapei a empada com a tampa uni as pontas mais ou menos como vi a Manuela fazer com tanta rapidez e prática, eu levo mais tempo, e não ficou perfeito. ;) Pincelei o topo com a gema de ovo e água misturada. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC à volta de 50 minutos o tempo de a massa ficar estaladiça e dourada.

Nota: Sei que fazer a massa das empadas/empada não há melhor, mas podem crer que sem trabalho de misturar, amassar e depois esticar, quando estamos sem tempo, estas massas refrigeradas são do melhor. :)

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!