segunda-feira, dezembro 05, 2016

MORCELA COM MAÇÃ






No dia que fui ao Workshop de Petiscos Portugueses, na Academia Vaqueiro a convite dos excelentes vinhos Cabeça de Toiro, um dos petiscos foi morcela com maçã, que adorei. Nesse dia foi feito com as maçãs (peros) golden, eu fiz com maçã reineta, mas vou ser sincera gostei mais do que comi no Workshop com a maçã (pero) golden. Na receita tanto pedia a golden como reineta, resolvi experimentar com a maçã reineta. Vamos à receita.

Ingredientes:
-2 morcelas regionais (usei 1 morcela de arroz regional)
-água q.b.
-3 maçãs golden ou Reinetas (usei 2 reinetas)
-Vaqueiro líquida q.b.( manteiga)
-sal grosso (usei flor de sal)
-75 g de açúcar (usei 50 g de açúcar amarelo)
-1 c. café de canela em pó
-tomilho fresco (não tinha, não usei)

1. Ligue o forno e regule-o para os 190ºC.
2. Retire a pele à morcela, coza-a em água a ferver durante 5 minutos. Retire do lume e deixe amornar. Em seguida, corte a morcela cozida em boas rodelas diagonais e reserve.
3. Descasque as maçãs, elimine o veio central e sementes, e corte-as em gomos médios. Deite as fatias de maçã numa tigela larga, junte um bom borrifo de Vaqueira líquida (utilizei 20 g de manteiga derretida), uma pitada de sal grosso (utilizei flor de sal) e a canela. Envolva bem com uma colher.
4.Transfira depois a maçã para um tabuleiro de forno e leve a assar por cerca de 15 minutos, até que esteja dourada e macia. Retire a maçã assada do forno.
5. Numa frigideira anti-aderente, aqueça mais um pouco de Vaqueira líquida (utilizei manteiga), introduza as fatias de morcela e core levemente, para que fiquem um pouco crocantes.
6.Transfira a morcela salteada para um recipiente de forno, distribua os gomos de maçã assada nos intervalos da morcela e leve de novo ao forno por 5 minutos para terminar. Eu coloquei a morcela em cima dos gomos de maçã.
7. Retire do forno e sirva de imediato, salpicado com tomilho fresco, picado na altura.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!

"A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.
Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.
O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que n'Ele havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade.
Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito."


(Padre Fábio de Melo)