quarta-feira, abril 11, 2018

BOLO DE BOLACHA COM COBERTURA DE CARAMELO




Bolo de bolacha tenho 👉aqui a receita, a receita da minha infância que sempre a minha saudosa MÃE❤❤ fazia. Neste dia resolvi fazer o o bolo da minha infância com algumas alterações. Cobri a superfície com creme de caramelo e amêndoas laminadas levemente torradas no forno. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-2 pacotes de bolacha Maria
-250 g de manteiga a temperatura ambiente
-2 gemas
-125 g de açúcar branco fino + açúcar para adoçar o café
-350 ml de café forte quente


Bati a manteiga até ficar um creme esbranquiçado. Juntei o açúcar e continuei a bater. Quando a mistura estava bem envolvida juntei as gema e bati muito bem até ficar uma mistura homogenia. Juntei duas colheres de sopa de café, uma de cada vez e batendo bem entre cada adição. Numa tigela coloquei o café e adocei o mesmo com duas colheres de sopa de açúcar, mexi muito bem até dissolver o açúcar. Fui demolhando as bolachas no café uma a uma, e colocando no prato (o feitio é ao gosto de cada) fiz em redondo. Quando tinha uma camada de bolachas cobri as mesmas com o creme, voltei a colocar as bolachas demolhadas no café e assim sucessivamente até terminar os ingredientes. A ultima camada é sempre de creme e barra-se o bolo todo. Depois cobri com creme de caramelo e enfeitei com amêndoas laminadas levemente torradas no forno.

P.S. Ao juntar o café ao creme de manteiga convém bater muito bem entre cada adição do café, ter o cuidado de não deixar talhar.


Creme de caramelo:
-75g de açúcar
-25 g de manteiga
-70 ml de natas
-1 pitada de sal

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga, envolve bem e reserva.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem."


(Chico Xavier)