segunda-feira, abril 09, 2018

GELADO DE CARAMELO




Gelados, há muito que não aparecia por aqui, não é que não faça gelados, faço, seja Inverno seja Verão, na minha arca habita sempre gelados caseiros e não só. Caseiros tenho sempre mas são receitas repetidas daí não partilhar. Este gelado de caramelo ficou brutal. Gelados? Simplesmente adoro, quem me conhece ou segue já sabe desta minha paixão desde que me conheço, mas nunca como sobremesa, e sim como lanche, seja a meio da manhã ou tarde, trocando por miúdos, gelados? Sempre que uma Mulher (eu) lhe apetece, e podem crer que apetece muitas vezes.😂😁


Ingredientes:
-2 gemas
-3 c. de sopa de açúcar
-400 ml de natas gordas
-3 c. de licor Baileys
-2 chocolates de caramelo cortados grosseiramente
-100 ml de 👉(molho de caramelo)

Bati as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada, nessa altura adicionei o licor e continuei a bater. Juntei as natas batidas "quase" em chantilly, e envolvi muito bem com uma espátula. Deitei o preparado na sorveteira a trabalhar por 25 minutos, ao fim desse tempo envolvi o chocolate e caramelo com a espátula e servi de seguida. O restante seguiu para a arca dentro de um Tupperware.

Foi o meu lanche num dia de chuva a ler a revista Woman de Abril com os óculos 👉Marc Jacobs da 👉Óptica da Villa embrulhada numa manta. Chegar a Abril e continuar com esta tanga de tempo é castigo.😇Sempre ouvi a minha avó dizer: "Abril àguas de mil..." Ok, mas águas e frio, é demais para mim. Não gosto! Não gosto mesmo do Inverno, chuva e frio detesto. ☁⛇⛈☂Adoro o Verão,🌞🌟 adoro o calor, adoro andar com pouca roupa, estou farta deste tempo, sei que a chuva é necessária, mas ó São Pedro já chega, ou então faz lá o favor à Isabel, manda água para onde é necessária, mas não te esqueças, que o Povo nunca está satisfeito, se é calor, é porque estraga as agriculturas, e depois pagamos todos (Governo) Sim, porque agora passou tudo a ser catástrofe, se é chuva, está as agriculturas inundadas e estragadas, lá estamos de novo nós (Governo) a pagar, mas pronto, deixemos-nos de conversas só para dizer que sou Mulher de calor, os meus filhos acompanham-me nesse meu gosto! Verão é connosco...😍🙌

Creme de caramelo:
-75g de açúcar
-25 g de manteiga
-70 ml de natas
-1 pitada de sal

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga, envolve bem e reserva.

Nota: As natas utilizo gordas (deixemos-nos de coquices, se queremos um excelente gelado temos que utilizar os devidos ingredientes, podem fazer com produtos light como agora se usa, mas não venham com tangas de esperarem cremosidade nos gelados). Eu sou do tempo que se utilizava em tudo na vida q.b., agora tudo mudou, está tudo a comer light, só vejo sementes, biológicos e afins por todo o lado, ai, que canseira. Carneira, nunca fui, nunca gostei de andar em carneiradas, as modas para mim é a minha e não o que os outros ditam (fazer tudo igual que os outros fazem) utilizar bons ingredientes para mim o essencial, não quer dizer que sejam os mais caros.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

P.S. Gelados 👉(aqui)!

"Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e nos libertar."
(Terra dos Homens - 1939)


(Antoine de Saint-Exupéry)