quarta-feira, setembro 26, 2018

BACALHAU COM GRÃO NO FORNO





Bacalhau e as 1001 maneiras de fazer, já muito passou à história. Era para fazer um empadão de bacalhau, à ultima hora dei a volta ao "texto," quando entrei na despensa. e olhei para as latas de grão. Descongelei um tupperware, com 👉molho de tomate que tenho sempre congelado para as 👉pizzas e segui para bingo (receita). Improvisei, mas ficou excelente.


Ingredientes:
-2 boas postas de bacalhau demolhadas
-1 lata de grão grande
-1/2 kg de espinafres congelados
-molho de tomate q.b.
-1 cebola
-3 dentes de alho
-azeite virgem
-sal marinho
-pimenta preta moída na altura

Primeiro cozi os espinafres em água temperados com sal marinho. Depois de cozidos  coei e reservei. Coei o grão e com a ajuda da varinha mágica fiz um puré. De seguida retirei peles e espinhas às postas de bacalhau e desfiei o mesmo. Num tacho coloquei a cebola cortada às rodelas em meia lua, os dentes de alho laminados e reguei com azeite. Levei o tacho a lume brando, quando a cebola começou a ficar translúcida juntei o bacalhau temperei com pimenta preta e envolvi bem sempre em lume brando até cozinhar o bacalhau o que é rápido. Reservei. Depois foi fazer a montagem. Num caçoilo de barro preto deitei no fundo 2 c. de azeite virgem, coloquei puré de grão (forrei o fundo) de seguida fui colocando por camadas a mistura de bacalhau, espinafres, molho de tomate, puré de grão e assim sucessivamente até terminar os ingredientes, o último tem que ser puré de grão, levei a forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de alourar a superfície e harmonizar sabores.

Nota: Eu utilizei o meu molho de tomate mas vocês utilizem o que que preferem ou fazem, ou até de compra (esse de compra nunca utilizei nem utilizarei até ter discernimento de o fazer e ter sempre congelado como sempre fiz na minha vida), sobre o sal? Só utilizei sal na cozedura dos espinafres, o sal do bacalhau, e do molho do tomate, para mim é mais que suficiente, mas cada um tempera à sua maneira e necessidades. Utilizei um caçoilo, mas podem perfeitamente utilizar um tabuleiro. Façam ao vosso gosto.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada."

(Elbert Hubbard)