sexta-feira, setembro 28, 2018

BOLO DE NOZES TIA VIRGINIA



Um bolo delicioso de noz que saltou desta 👉pérola. Sendo um livro tão antigo, pelo que já li é engraçado há muitas receitas aqui no blog de bolos que retirei do livro Pantagruel e Cozinha Regional Portuguesa, e estão neste livro com uma escrita diferente, mas as mesmas receitas. Quem copiou quem?!?!? Por isso digo, já nada se inventa, tudo salta é de lugar, neste caso de livros. 😂 Mas continuo encantada com ele.😍 Já fiz várias receitas do 👉mesmo.


Ingredientes:
-125 g de açúcar (usei 100 g de açúcar amarelo)
-125 g de farinha
-5 gemas
-3 claras
-125 g de nozes


Bati as gemas com o açúcar, quando obtido uma mistura fofa juntei a farinha peneirada envolvi bem. Adicionei as claras batidas em castelo só mesmo envolver sem bater. Juntei as nozes partidas grosseiramente e envolvi. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, até o palito sair limpo, o que foi rápido. Depois do bolo desenformado e arrefecido cobri com um glacê como a receita pedia e polvilhei com nozes picadas.

Nota: Adicionei 1 c. de café de canela junto da farinha. Gosto do sabor a canela nos bolos de nozes e maçãs. Mas já sabem é facultativo, aliás a receita do livro nem pede.


"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo."

(Martin Luther King)