sexta-feira, janeiro 25, 2019

BOLO DE CAFÉ E NOZ



Um bolo delicioso, penso que já não preciso de escrever nada sobre os ditos. Já está 👉aqui uma quantidade significativa de receitas. Sobre não haver foto do interior do bolo, foi um bolo aberto fora de casa, e aí santa paciência (que já não tenho muita) estou a aproveitar o momento, e as produções para o blog, deixam de fazer sentido. Quem me segue há anos, sabe que não engano e nem preciso de fotos do interior para saberem que o bolo está bom. Quem chegou agora peço imensas desculpas mas tem que acreditar em mim, se quiserem dar uma vista de olhos nas receitas atrasadas, ficam a saber do que falo, se quiserem ficar e continuar a seguir (mesmo no silêncio) são sempre bem vindos, se quiserem ir embora, estão sempre à vontade. Vamos à receita.


Ingredientes:
-125 g de manteiga à temperatura ambiente
-175 g de de açúcar mascavado (usei açúcar de coco)
-4 ovos
-200 g de noz trituradas grosseiramente
-2 c. de sobremesa de canela
-60 ml de café frio
-100 g de farinha
-1 c. de sobremesa de canela

Bati a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicionei as gemas uma a uma sem parar de bater até obter uma massa espessa. Juntei as nozes, a canela e o café e envolvi muito bem. Adicionei a farinha peneirada com o fermento e envolvi bem, por fim adicionei as claras batidas em neve forte e fui envolvendo pouco a pouco na massa sem nunca bater. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada com pão ralado, coloquei umas nozes por cima e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 50 minutos, já sabem o teste do palito.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Quando não houver caminho
Nenhum lugar para chegar
É hora do recomeço
Recomece a caminhar."

(Bráulio Bessa)