terça-feira, janeiro 08, 2019

QUEQUES DE NATA E CHOCOLATE




Queques, é um bolo que me lembra a minha infância. É, era um bolo que nunca desiludia, começava sempre por comer as maminhas do queque o que acho que qualquer criança o fazia, pois os meus filhos também o faziam e fazem quando apanham algum com o formato original não o caso deste. A textura e sabor ainda está na minha essência, estes queques de nata e chocolate, não têm o formato tradicional, hoje em dia tento me poupar e tudo o que puder fazer para tal, faço, o caso, usei formas de papel dentro das formas de alumínio, depois de prontos é só retirar.

       As formas de alumínio que as tenho como podem ver 👉aqui, mas que são muito chatinhas para se lavar e leva o seu tempo, o que nesta face da minha vida esse dito tempo tem outra importância que há uns anos atrás não tinha. Dou muito mais valor ao tempo, deixei de me preocupar com coisas e situações "pequenas" isso deixo para trás, aliás tudo o que me incomoda deixei de me preocupar, e isso incluí pessoas. Há pessoas que lhes dei o seu tempo, dei-me toda, chegou a uma altura que disse para mim, não, não merecem o meu tempo nem nada de mim mesmo. Agora até podem deitar o bofes de fora como a minha saudosa mãe dizia, que já perderam, já não vão conseguir ter o que não souberam aproveitar no tempo devido. Sorrisos falsos, não obrigada, como a minha saudosa mãe dizia "muito sorriso pouco siso" (muita simpatia, mas falsa, pessoa de pouco juízo se pensa que alguma vez me enganaria de novo). Sou uma mulher que ainda acredita nas pessoas, só há uma diferencia para a mesma mulher (eu) quando era mais nova, nesse tempo dava a outra face (dava o beneficio da duvida) hoje, nem estou aí, perderam logo na primeira viagem pois ficam logo no devido canto onde fica tudo o que não me interessa na vida. Deixei de dar a outra face, deixei de ser parva. Quem perde? Não sou eu com toda a certeza. Com o caminhar na estrada da vida (idade) fui refinando uns pontos que precisava, outros nem tanto, mas como eu digo: terei que vir várias encarnações aqui, refinarei o resto nessas outras vidas pois eu acredito! Bem deixando de desabafos que não vos interessa para nada, vamos é à receita que apesar dos queques não terem a forma original, o sabor e textura dos mesmos é brutal como o meu provador oficial (filho) diria se os tivesse provado.



Ingredientes:
-225 g de farinha
-50 g de cacau em pó (usei Valrhona 100% cacao)
-1 c. de chá bem cheia de fermento em pó
-1 pitada de sal
-115 g de açúcar amarelo (usei açúcar de coco)
-2 ovos
-200 ml de natas
-80 g de manteiga derretida em banho-maria

Numa tigela grande bati os ovos, natas e manteiga. Adicionei os secos peneirados e fui envolvendo com a ajuda de uma espátula até a mistura ficar homogénea . Deitei a massa nas formas de papel previamente colocadas na formas de mufins. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos (estarem firmes ao toque).

Nota: Podem usar o cacau que gostam ou vos der mais jeito. Eu desde que fechou a loja nas Amoreiras Cacao Sampaka um chocolate e cacau que usava há muitos anos trazia sempre de Barcelona todos os anos que lá ia. Quando abriu a loja nas Amoreiras foi ouro sobre azul. Infelizmente fechou, tive que me virar para uma marca que me satisfaça. Escolhi Valrhona, só encontro no ECI.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida."

(Maurice Switzer)