segunda-feira, fevereiro 25, 2019

ALMÔNDEGAS DE PERU



Almôndegas é raro fazer, e não é porque não gostamos, até gostamos. Mas sou sincera, já não tenho muita pachorra de estar a fazer o processo todo das ditas. Picar a carne, fazer todo o processo de juntar os ingredientes, fazer as bolinhas, selar as mesmas, fazer o refogado e acabar de cozinhar etc, sempre tudo em lume brando excepto o selar as almôndegas. Mas fiz. Ah e comprar almôndegas feitas, daquelas que os talhos e grandes superfícies vendem, não, não muito obrigada, sou só a Isabel chatinha. Tenho muita confiança no talho onde me sirvo, mas sem sombra de dúvidas que tenho mais em mim. 😎 Vamos ver então como faço.



Ingredientes:
-1 kg de carne de peru
-2 cebolas
-2 dentes de alho
-1 molho de coentros (podem utilizar salsa)
-2 ovos
-1 c. de sopa cheia de farinha + para envolver as almôndegas q.b.
-1 lata de tomate pelado grande
-100 ml de vinho branco
-azeite virgem
-sal marinho
-pimenta-preta moída na hora

Piquei a carne na minha 👉bebé. Coloquei a carne numa tigela, com 1 cebola picada,meio molho de coentros picados, sal marinho, pimenta-preta moída na altura, e os ovos, envolvi muito bem a mistura, quando a mistura estava envolvida adicionei a colher de sopa bem cheia de farinha de trigo (foi a quantidade que necessitei para fazer a liga dos ingredientes). Voltei a envolver bem a mistura. Depois fui fazendo umas bolas enrolando com a ajuda das mãos e envolvi as almôndegas na farinha e fui reservando. Num tacho grande em ferro forjado, coloquei o azeite  e selei as almôndegas, depois reservei as mesmas.

 No mesmo tacho com o azeite que selou as almôndegas juntei a cebola bem picada, os dentes de alho picados,  quando a cebola começou a ficar translúcida, juntei o vinho branco,  com a ajuda da colher de pau, mexi bem, nessa altura juntei o resto dos coentros picados, e os tomates cortados em cubos e molho da lata, envolvi e deixei sempre em lume brando harmonizar sabores. Juntei as almôndegas e sempre em lume baixo deixei cozinhar as mesmas, rectifiquei o sal e a pimenta-preta moída na altura. Servi com puré de batata. Peço desculpas de não haver fotos do empratamento, mas ando com o tempo contado, e sem vontade de tal.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Todos os caminhos vão ao mesmo lugar! Mas escolha o seu, e vá até o final, não tente percorrer todos os caminhos."

(Voltaire)