segunda-feira, maio 20, 2019

BOLO DE NUTELLA


Estava no Facebook, quando vi esta noticia. Precisava de fazer uma sobremesa achei a ideal para o curto espaço de tempo que me sobrava, fui para o meu laboratório (cozinha) tratar do assunto. O crítico gastronómico Matt Preston escreveu que não era a sua sobremesa mais bonita, mas que o sabor era "very yummy" (muito gostoso). Ok, de bonita não tem nada, mas quando o sabor faz esquecer esse pormenor, não há problema, mas não foi o caso...

Ingredientes:
- 4 ovos
-240 g de Nutella

Comece por pré-aquecer o forno a 175ºC. Forre uma forma rectangular com cerca de 17 centímetros com papel vegetal (a minha foi redonda). Bata os ovos inteiros com a ajuda de uma batedeira durante seis minutos até triplicarem o volume. Leve a Nutella ao microondas durante 20 segundos para amolecer. Numa taça junte o creme de chocolate com um terço do preparado dos ovos.

Misture bem com uma colher. Repita o processo com mais um terço dos ovos e por fim com o que resta até ficar homogéneo. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.

Nota: quando li no Facebook o pessoal a elogiar e dizer que era uma delicia que tinham feito, etc, etc... bem, o meu provador oficial (filho) não gostou, e claro disse logo, ai mãezinha este "bolo" se não fosse o sabor da Nutella (que se come por si sozinho às colheradas) nem se comia. Eu disse, mas filho, todo o pessoal dizia bem que a mãe fez. Mãezinha, isso é pessoal que nem sabe o que é bom, e como é uma receita de uma pessoa conhecida há que passar a mão pelo «pelo» (dar graxa). Já sabem cá por casa não foi aprovado.

P.S. Sei que a Nutella faz mal, já a minha saudosa Mãe o dizia:- Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe...Mas hoje tudo faz mal. Até há pessoas más a fazer mal, e cada vez há mais pessoas dessas. Mas como acredito no Karma, como a minha avó dizia:- Cá se faz cá que se paga. Se não for nesta será noutra encarnação, mas ficar a dever podem crer que nunca se fica. Há muito pessoal a dizer, não tenho sorte nenhuma, não nasci com sorte. A sorte? Trabalha-se para ela. Há é pessoal que pensa que a dita cai do céu. Mas deixando de conversas, o bolo cá por casa (ou casa do filho) a classificação: grande treta.

Estou no Instagram e Facebook aqui.

"A bajulação é a moeda falsa que só circula por causa da vaidade humana."

(François La Rochefoucauld)