segunda-feira, setembro 23, 2019

PUDIM DE TAPIOCA





Regressei, peço imensas desculpas aos meus seguidores por tão longa ausência aqui no blog, e um muito obrigada pelo vosso cuidado ao enviarem mensagens/emails a saber se estava tudo bem comigo. Precisava deste afastamento das obrigações do blog. Não é que não cozinhe todos os dias, não é que não tenha em rascunho várias receitas, etc... Mas, sou sincera, estava cansada (se é que não esteja ainda) mas o respeito que tenho pelos meus seguidores é maior que o cansaço do blog, por isso aqui estou de volta, com as minhas partilhas de receitas, situações, dicas etc... Ah, o meu blog apesar de ser um blog de culinária, eu partilho, o que me vai na alma. Como eu sempre disse e digo: Ele é meu e muito meu. Quando não gostarem de algo, agradeço que saltem do blog, não vale a pena mandarem emails, mensagens que eu não respondo de todo. Já passei esse degrau, estou bem comigo e com a minha consciência pois é com ela que me deito diariamente, que já deixei de me aborrecer, e depois disto, então tenho mesmo que me poupar de pessoas menos boas. Então vamos lá à receita.

Quando recebi este mimo  cá em casa, já que não fui ao Workshop de Receitas para Marmita com o Chef Chakall, no Restaurante do mesmo, por falta de tempo. Resolvi fazer este pudim para sobremesa o filho vinha jantar no dia seguinte. Resolvi a sobremesa que foi muito do seu agrado.


Ingredientes:
-1 e 1/2 chávena  de leite
- leite de coco (200ml)
-1 chávena de tapioca  express Tipiak
-1 lata de leite condensado
-1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
-100 g de coco ralado
-3 ovos

Calda de açúcar
-1 chávena de açúcar
-30 ml de água


Primeiro coloquei o leite e leite de coco numa tigela e juntei a tapioca e reservei durante 30 minutos (hidratar). Derreti o açúcar e água da calda numa forma de pudim, até ficar em caramelo, que por fim barrei a forma toda e reservei. Numa tigela coloquei os 3 ovos, manteiga e leite condensado, com a ajuda de uma vara de arames, envolvi tudo muito bem. Adicionei a mistura da tapioca hidratada com os leites e envolvi, depois adicionei o coco ralado, e voltei a envolver bem. Deitei a mistura na forma previamente caramelizada e levei o pudim ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria durante 45 minutos. Até começar a alourar e espetar um palito e ele sair seco.

P.S. Como disse acima, ficou brutal como o meu provador oficial (filho) dizia, hoje aplica outros termos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Acontece às vezes que uma flecha lançada ao acaso atinge o alvo que o arqueiro não queria; muitas vezes uma palavra pronunciada sem desígnio lisonjeia ou magoa um coração infeliz dividido entre o prazer e o medo."


(Walter Scott)