quarta-feira, outubro 02, 2019

BOLO DE CHOCOLATE DA RITA



Ia jantar a casa do meu filho. No Facebook, de manhã tinha (re)lembrado este bolo da Rita, uma amiga do filho que neste momento já abriu o seu espaço em Setúbal Xtória. Um bolo de chocolate, simples e delicioso. O filho, colocou logo na altura adoro, e eu pergunto se queria que eu fizesse para levar, o bolo para sobremesa, ao qual ele respondeu logo:😋 Quero maezinha, mas faz um mini mini, ok, lá fui logo para o meu laboratório (cozinha) fazer, mas fiz metade da receita, e utilizei uma forma de 18 cm.


Ingredientes:
-65 g mais 1 colher de chá de manteiga
-1/2 tablete de chocolate amargo (100 g)
-125 g de açúcar (usei açúcar de coco)
-50 g de farinha
-1/2 colher de chá de fermento em pó
-3 ovos
-manteiga e farinha q.b. (usei cacau para polvilhar a forma)´

Retirar 1 barra ao chocolate e reservar.
Derreter o restante chocolate, juntamente com as 65 g de manteiga em banho-maria. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misturar o chocolate e a manteiga derretidos, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras em castelo batendo sempre. Deite numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha (usei cacau em pó, pois é o que uso para polvilhar as formas quando os bolos são de chocolate). E leve ao forno pré-aquecido a 180º C. Durante 20 minutos, foi o tempo no meu forno, mas já sabe o teste do palito. Entretanto prepare a cobertura derretendo o chocolate e a restante manteiga em banho-maria. Quando o bolo esfriou deitei a cobertura por cima.

Nota: A Chef  Rita Neto na receita pede para juntar as claras batidas em castelo na mistura sempre a bater, podem crer, que o bolo fica fofo e com «ar» suficiente, aliás como podem comprovar aqui o bolo aberto, leio e vejo agora muitos (as) chefs e outros (as) a armarem se em ditos (as), que não se pode bater e sim só a envolver as claras na massa, para não perder o «ar» do bolo até eu pensava que sim, mas eu sou só cozinheira da minha família, não tirei nenhum curso de culinária para me «armar» aos cucos.😂

Estou no Instagram e Facebook aqui.

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."

(Clarice Lispector)