sexta-feira, janeiro 10, 2020

ALMÔNDEGAS DE FRANGO E PERU



Almôndegas agrada muito cá em casa. Mas tenho que mandar picar a carne à minha frente (desde que tenho a 👉bebé sou eu que pico a maioria das vezes, mas quando estou com pressa mando picar no talho onde me sirvo ao pé da minha casa, ou no talho do Jumbo, quando compro por lá). Não sou nem nunca fui capaz de comprar a carne picada, ou as almôndegas/hamburgueres que vendem nos talhos, e podem crer que confio onde compro a carne, mas confio mais em mim.😎 Vamos ver como fiz estas almôndegas que agradaram bastante.



Ingredientes:
-1 kg de peito de peru
-1/2 kg de peitos de frango
-1 cebola
-2 dentes de alho
-1 molho de coentros (podem utilizar salsa)
-2 ovos
-pão ralado para ajudar a fazer a liga da carne q.b.
-sal marinho
-pimenta-preta moída na hora

Piquei as carnes na minha 👉bebé. Coloquei a carne numa tigela, cebola picada, coentros picados, sal marinho, pimenta-preta moída na altura, e os ovos, envolvi muito bem a mistura, quando a mistura estava envolvida fui adicionando o pão ralado até conseguir fazer a liga dos ingredientes. (Fazer as bolinhas sem a carne se agarrar às mãos). Reservei as almôndegas. Num tacho grande em ferro forjado, coloquei o azeite e selei as almôndegas, depois reservei as mesmas.

No mesmo tacho com o azeite que selou as almôndegas juntei  os restantes ingredientes descritos abaixo*. Refogar tudo, em lume brando durante meia hora . Passar com a varinha mágica e reservar. Coloquei as almôndegas dentro do tacho com o molho e deixei acabar de cozinhar em lume brando, e harmonizar sabor das almondegas. Servi com uma salada e trigo sarraceno.

*Molho:
-1 cebola
-4 dentes de alho
-1 lata de tomate pelado grande
-1 c. sopa de manjericão
-1c. sopa rasa de oregãos
-1c. de café de sal marinho
-1c. de café de açúcar
-azeite
-vinho branco

P.S. Peço imensa desculpa de não tirar fotos do empratamento, mas o meu tempo anda corrido, e cada um pode servir com o acompanhamento que mais gosta. Cá em casa a maioria das vezes é com puré de batata.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda."

(Oliver Goldsmith)