terça-feira, janeiro 07, 2020

BROINHAS DE COCO E BATATA DOCE





Então vamos lá começar um novo Ano (já começou há uns dias, mas estou me a referir ao blog)😇 Não vou começar com a lenga lenga, de um novo ano, metas, etc... como se vê por aí. É em Janeiro e Setembro que vejo, eu não vos venho chatear a perguntar se costumam fazer? Ou se eu faço. Cada um faz o que é melhor para si.😉 Vamos lá à receita, que é o que vos interessa.

  Fiz estas broinhas em Outubro. Retirei a receita do meu caderninho, só alterei as quantidades, fiz o dobro. Foi a primeira vez que fiz e não me arrependi. As receitas que estão no meu caderninho, que nem sei de onde saltaram, mas estão lá e é para fazer.😎


Ingredientes:
-700 g de batatas doces cozidas
-150 g de coco
-80 g de farinha de milho
-400 g de açúcar
-1 dl de água
-raspa de 2 laranjas
-4 gemas + 1 gema para pincelar


Num tacho coloquei o açúcar e água e deixei ferver até ficar ponto de pérola. Reservei. Num tacho coloquei a batata-doce em puré, a farinha de milho, o coco ralado e envolvi muito bem. Juntei as gemas e continuei a envolver bem, adicionei a casca ralada da laranjas e a calda de açúcar, envolvi tudo bem, e levei ao lume para cozinhar as gemas e engrossar a mistura. Deitei o preparado numa travessa alisei  e deixei arrefecer. Tapei com película aderente e levei ao frigorífico de um dia para o outro. No outro dia forrei dois tabuleiros com papel vegetal e com a ajuda de duas colheres de sobremesa fiz moldei as broinhas como se faz os pasteis de bacalhau. Pincelei a superfície das broinhas com gema de ovo batido, e levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 160ºC, durante 50 minutos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."

(Confúcio)