quarta-feira, fevereiro 05, 2020

AÇORDA DE BACALHAU À MODA DE LAMAS [CASTRO DAIRE]




Açorda faz a velha gorda, como a minha saudosa mãe dizia, mas eu sempre adorei. Esta receita saltou da minha 👉Bíblia Pantagruel num dia que estava de apetites de açorda. De zona para zona a açorda é diferente, eu que adoro coentros, não senti em absoluto a falta deles nesta, nem dos ovos. A repetir. Simples mas deliciosa. Se quiserem saber uma estória (história) da minha paixão pela dita, espreitem 👉aqui! Agora se quiserem ver outras receitas de açorda vão 👉aqui!


Ingredientes:
-1 boa posta de bacalhau do lombo
-1 couve Portuguesa pequena
-3 carcaças (papo seco)
-3 dentes de alho
-azeite, água e sal q.b.

 Miga-se a couve mais larga que para o caldo verde e  dá-se-lhe uma fervura em pouca água, deixando-a um tudo-nada rija. Entretanto, coze-se o bacalhau, escorre-se, guardando a água da cozedura, limpa-se das peles e das espinhas e faz-se em pedacinhos. Parte-se o pão em bocados e escalda-se com água do bacalhau, em quantidade suficiente para fazer a açorda. Põe-se ao lume com o azeite e o alhos picados vai-se mexendo e, quando estiver quase pronta, adicionam-se-lhe as couves e o bacalhau, rectifica-se de sal e deixa-se ferver mais um pouco, misturando tudo muito bem.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."


(Mahatma Gandhi)