segunda-feira, fevereiro 03, 2020

PINHA DOURADA




Já tinha feito 👉 aqui e contado a estória (história) desta sobremesa. Daí neste 👉 dia escrever quando as saudades dos meus pais estão ao rubro, vou para a cozinha fazer a minha catarze. Esta é uma sobremesa que traz à memória momentos de criança deliciosos. Vamos ver a simplicidade.


Ingredientes:
-6 ovos + 4 claras de ovos
-açúcar 100 g +6 c. de sopa

Bater as claras em castelo e juntar açúcar até fazer um merengue. Já sabem a textura do merengue é, voltarem a tigela e não deitar nada, ok, fica firme mesmo. Colocar num tabuleiro ao gosto e com um garfo fazer uns picos estilo "Evereste"😂 levar ao forno pré-aquecido a 140ºC, até dourar por cima. Entretanto enquanto o suspiro esteve no forno fazer um doce de ovos com as seis gemas, seis colheres de (sopa) de açúcar e 4 colheres de (sopa) de água. Levar ao lume sempre em lume brando até fazer ponto de estrada. Depois é deitar por cima do merengue. Quando frio leva ao frigorífico, é uma sobremesa para se comer fresca.

Nota: Eu utilizei mais 4 claras que tinha congeladas para fazer o merengue. Não utilizei mais açúcar além das 100 g. Uma sobremesa excelente para aproveitamento de claras.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."

(Clarice Lispector)