sexta-feira, fevereiro 07, 2020

BOLO DE MERENGUE






Um bolo que segue para o patamar de 👉bolo 2 ovos. Sim, se não rechearem nem cobrirem o dito, não precisam de mais ovos. Eu fiz o recheio e cobertura, pois queria um bolo mais composto, mas também, tenho sempre claras congeladas, que sobram de sobremesas, gelados etc... Vamos à simplecidade e delicia de bolo.😋


Ingredientes:
-250 g de farinha
-300 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar de coco)
~2 ovos
-1/2 dl de óleo (usei óleo de coco)
-1 dl de leite
-1 c. de café de sal
-1 c. de chá de essencia de laranja
-3 c. de chá de fermento em pó
-*Chantilly com claras (facultativo), nº 3051*

Batem-se as claras em castelo, juntando ao poucos metade do açúcar, até obter um merengue consistente. Peneira-se a farinha com o sal, o fermento e o resto do açúcar. Põem-se em cima as gemas, o leite, o óleo e a essência. Bate-se até fazer bolhas e depois liga-se com o merengue, levemente envolvendo-o com uma espátula de borracha. Coze-se em forma untada com manteiga em forno muito lento (160ºC). É um bolo assim tal qual para um chá, mas recheado e coberto com chantilly, fica magnifico. (Forma lisa com 20 cm de diâmetro)

Nota: Untei e forrei o fundo da forma com papel vegetal.


*Chantilly com claras (facultativo), nº 3051*
-1/2 L de nata gelada
-2 claras de ovos
-75 g de açúcar em pó
-2 folhas de gelatina
-1/4 de c. de café de baunilha em pó

Cobre-se a gelatina com água fria até amolecer. Escorre-se-lhe a água, dissolve-se em banho-maria e retira-se do lume, mas conserva-se o tachinho dentro de água quente. Bate-se levemente a nata, juntam-se-lhe a baunilha e o açúcar em pó, bate-se e gela-se no frigorifico. Liga-se a gelatina à nata gelada, mexendo bem, e envolve-se nas claras em castelo, levemente sem bater. Guarda-se no frigorifico até se empregar.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."


(Henry Wadsworth Longfellow)