quarta-feira, março 11, 2020

PASTEIS DE MASSA TENRA COM FRANGO




Nunca gostei de mandar comida fora. Sempre fui ensinada pela minha mãe que se deve aproveitar os restos de comida e com imaginação se transforma noutro prato. Agora está uma nova moda (aliás como tantas outras, mas depois ficam no esquecimento) aproveitar restos de comida, vejo na blogosfera, "quase" a fazerem uma festa quando postam alguma receita de restos ou comida velha, como ouvi sempre a minha saudosa mãe dizer. Enfim... Quem me segue, sabe que de modas não sou, só mesmo das que gosto, e esta estou na moda, não porque o é e sim porque sempre assim o fiz. Já vai fazer 13 anos que estou por aqui, receitas há muitas com aproveitamentos. Vamos ver como fiz, e ainda por cima eu estar no patamar de me poupar, fui buscar a máquina de esticar a massa, maravilha, das maravilhas, agora já vai sair muito mais vezes pasteis de massa tenra, não tenho que estar a esticar a massa de rolo, que diga-se de pasagem para uma mulher de 61, já dá umas doritas nos braços.😂😂😂 Agora estou numa de me poupar.🙏

Tinha um resto de frango assado, há muito que não fazia pasteis de massa tenra, estava naqueles dias, que as saudades dos meus pais estavam no auge, resolvi ir para a cozinha, onde acalmo principalmente as saudades da minha Mãe, pensei nos pasteis de massa tenra que ela sempre fez a olho, e que a massa ficava tão fininha sempre, eu nunca consegui fazer a massa tão fininha como a minha Mãe. Quando de repente me lembro que há anos não usava a minha máquina de esticar massa fresca.  Comprei 👉aqui, e só usei uma a duas vezes. Antes de comprar a máquina fazia massa fresca, depois passou-me a panca.😎  O resolver fazer os pastei de massa tenra, foi mesmo pensar: Isabel estás numa de te poupar, a massa fiz na minha 👉bebé a medo, mas correu na perfeição. O esticar dei uso à maquina, e pela 1º primeira vez na minha vida fiz a massa fininha como a minha saudosa Mãe.❤❤


Massa
-300 g de farinha
-2 colheres de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de azeite
-sal
-200 ml de água

Fiz a massa, na tigela da Kenwood juntando os ingredientes, a água deixei por ultimo e fui deitanto até sentir a textura da massa. Reservei durante uma hora. Depois foi esticar a massa com a ajuda da máquina de esticar a massa (ou rolo se preferirem). Estiquei até estar fina coloquei no meio uma colher de sobremesa de recheio, pincelei as bordas com água e cortei com o corta pasteis e fui reservando até estar todos feitos.  Depois foi fritar em óleo até estarem lourinho. O meu provador oficial (filho) disse: brutal!


Recheio:
-restos de frango assado (usem a carne que preferirem)
-1 cebola picada
-2 c. de sopa bem cheias de farinha
-2 gemas
-salsa
-leite
-flor de sal
-pimenta preta moída
-noz-moscada
-azeite

Num tacho piquei uma cebola e reguei com um fio de azeite, e levei a lume brando a cozinhar a cebola. Quando estava translúcida deitei a farinha e mexi muito bem , fui adicionando  pouco a pouco o leite e fazendo o molho bechamel. Juntei a carne e as gemas batidas salsa picada, pimenta e noz-moscada e rectifiquei o sal (ter em atenção, quando as carnes são sobras, o caso desta que já tinha sal). Levei de novo o tacho ao lume, para cozer as gemas e harmonizar sabores. Deixei arrefecer, depois de frio fica pronto a usar.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"A sabedoria começa na reflexão."

(Sócrates)