segunda-feira, março 09, 2020

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE LIMA E MASCARPONE [ANIVERSÁRIO DA MINHA AMIGA]





Queria fazer um bolo para a minha grande e verdadeira amiga C. já tinha feito o dos 👉49 fiz o do meio Século 👉50 agora resolvi fazer o dos 51. Sempre a somar como se quer. Há amigas, há as que se dizem amigas (principalmente quando precisam de nós), e há as verdadeiras amigas o caso da C. Posso dizer que tenho muito poucas, aliás assim foi pela vida fora, nunca fui de grandes sorrisos só para ser simpatica e ter amigas, as minhas amigas são as de sempre, não sou de fazer seja o que for para acrescentar amizades, cinica, ui, então é que não sou mesmo. Se não gosto, coloco no canto e caso arrumado. Então com a idade a avançar, já não tenho de todo pachorra para faz de conta. Caso arrumado.



Ingredientes:
-250 g de manteiga sem sal, amolecida
-250 g de açúcar castanho-claro (usei açúcar de coco)
-5 ovos biológicos grandes
-raspa e sumo de uma laranja
-170 g de farinha
-1 c de chá de fermento em pó
-100 g de amêndoas moídas
-100 g de nozes sem casca cortadas, mais uma mão-cheia para decorar
-1 pitada de cravos-da-índia moídos (não usei)
-1 pitada de noz-moscada moída
-1/2 colher de chá de gengibre moído
-250 g de cenouras descascadas e grosseiramente raladas
-sal marinho

Pré-aqueci o forno a 180º C. Untei a forma  forrei  Oo fundo com papel vegetal e untei de novo. Bati a manteiga e o açúcar à mão até obter um creme claro e fofo. Acrescentei as gemas uma a uma, batendo e a raspa e o sumo da laranja. Misturei a farinha peneirada e o fermento em pó, e juntei as amêndoas, as nozes e especiarias moídas e a cenoura ralada e mexi muito bem.
Noutra tigela bati as claras em castelo com uma pitada de sal até estarem firmes, e depois envolvi delicadamente na massa do bolo. Deitei a mistura na forma já preparada e levei ao forno pré-aquecido durante 50 minutos. Já sabe o teste do palito é infalível ok? Quando retirei o bolo do forno deixei arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar. Quando desenformei coloquei o bolo numa rede até arrefecer completamente. Depois coloquei o bolo no prato e cobri com a cobertura abaixo.

Para a cobertura de lima e mascarpone:
-200 g de queijo mascarpone
-200 g de queijo-creme gordo
-100 g de açúcar em pó, peneirado
-raspa e sumo de 2 limas

A cobertura misturei todos os ingredientes e espalhei generosamente por cima do bolo. Para terminar polvilhe o bolo com a tal mão-cheia de nozes partidas grosseiramente. Coloquei as velas que escolhi brancas. Simples, a simplicidade no seu  melhor como a minha amiga gosta.


Estou no Instagram e Facebook aqui.

"Hoje é tempo de ser feliz!"

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

(Padre Fábio de Melo)