terça-feira, junho 02, 2020

QUICHE DE ATUM E LOMBARDO





Quando só sais uma vez por semana para ir às compras, e precisas de algo? Bolas, antes do Covid, era tão fácil, era ir e pronto, traziamos o que precisavamos e o que não era preciso, mas vinha, no meu caso. Chegou o Sr. Covid, mudamos, eu pelo menos mudei todas as minhas necessidades e prioridades  (exepto a dos filhos, pois essa está sempre em 1º lugar à frente de tudo e todos). Se vou cozinhar algo que falta algum ingrediente dou a volta, como também foi uma altura óptima para abrir o frigorifico e ver o que estava a ficar "velho" e saltar para fora do dito e se tranformar, o caso: tinha uma massa quebrada a 3 dias de acabar o prazo, meia couve lombarda, e 1 alho francês. Fui à dispensa, retirei uma lata de atum das grandes e vamos a isso.

P.S. As massas refrigeradas tenho sempre congeladas, mas esta tinha vindo para fazer uma sobremesa, que não fiz, por isso estava no frigorifico.


Ingredientes:
-1 pacote de queijo mozarella ralado
-1 massa quebrada refrigerada
-1/2 couve lombarda cortada em juliana
-1 alho francês cortado às rodelas
-1 lata de atum em água das grandes
-1 cebola picada
-azeite virgem
-1 c. de sopa de farinha integral
-leite magro q.b.
-3 ovos
-sal marinho q.b.
-pimenta preta moída na hora
-1 c. de café de caril
-1 c. de café de açafrão das Indias

Há um tempo a esta parte, quando faço quiches não utilizo natas, mas se preferirem utilizar as mesmas saltam esta parte a seguir.*

*Numa tigela desfiz uma colher de sopa de farinha de trigo integral em 180 ml de leite magro e reservei.

A tarteira untei com manteiga e forrei com uma massa quebrada refrigerada do LIDL  que piquei o fundo com um garfo. Reservei no frigorífico.

Num tacho coloquei uma cebola picada, o alho fracês cortado às rodelas e previamente lavado reguei com o azeite e levei a lume brando. Fui sempre mexendo até a cebola ficar translúcida.  Nessa altura juntei a couve cortada em juliana e envolvi bem. Tapei o tacho e deixei a mesma murchar. Depois foi adicionar o atum e envolver. Adicionei a farinha desfeita com o leite e deixei cozinhar (estilo béchamel), nessa altura  juntei o caril e acafrão, envolvi muito bem e temperei com o sal marinho e pimenta preta moida na altura, envolvi muito bem e sempre em lume brando deixei harmonizar sabores. Envolvi os ovos e o queijo mozarella na mistura bem, deitei esse preparado na tarteira previamente preparada e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozinha a massa e recheio. A massa fica loura, e o recheio espeto um palito e sai seco. Servi com uma salada.

Estou no Instagram e Facebook aqui! 


"O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo."

 (Helen Keller)