segunda-feira, junho 22, 2020

BOLO DOS DISCOS






Fui buscar o livro de Maria Odete Cortes Valente "Cozinha Regional Portuguesa" (bolos inteiros doces de colher). Queria fazer um bolo, mas queria algo nosso, da nossa doçaria. Esta colecção de livros tem as receitas de Norte a Sul, as nossas receitas que por vezes se esquece, o que não é o meu caso, basta eu ser uma eterna apaixonada pela Maria de Lurdes Modesto, nunca posso esquecer o que é nosso❤❤

Ingredientes:
-250 g de amêndoa
-150 g de açúcar
-6 claras

Bati as claras em castelo muito firme. Juntei o açúcar continuando a bater. Mistura-se a amêndoa pelada e passada pela máquina só a envolver. (Eu juntei a amêndoa passada pela máquina (moída) com casca). Vai ao forno médio a cozer, em formas baixas de 21 cm de diâmetro, bem untadas com manteiga e polvilhadas de farinha. Esta porção dá para 4 bolachas que se sobrepõem, recheando. com ovos moles. Cobre-se depois o bolo com os mesmos e polvilha-se com amêndoa ralada e levemente torrada. (Ovos moles 8 gemas e 200 g de açúcar)

Nota: Fiz só 3, só tenho 3 formas de 20 cm, não me apeteceu sair de minha casa para ir comprar mais uma forma, só saio de casa para o indespensável, o que não era o caso, saiu um bolo com 3 discos em vez de 4, tudo se remedeia. Além, que já tenho formas para as próximas encarnações. Não fiz os ovos moles com 8 gemas e sim com as 6 gemas que sobrou do bolo e 6 c. de sopa de açúcar. Ah, e esqueci de colocar a amêndoa polvilhada por cima do bolo, só quando estava a escrever aqui no blog a receita é que vi a falha, que não foi nenhuma, pois o bolo ficou brutal.😋 Untei as formas com manteiga, e forrei  os fundos das formas com papel vegetal também untado e depois polvilhei as formas com pão ralado.

P.S. Ovos moles, 6 gemas, 6 c. de sopa de água e 6 c. de sopa de açúcar. Tem 👉 aqui receitas.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."

 (Chico Xavier)