sexta-feira, outubro 23, 2020

DOCE DE FRUTOS VERMELHOS



Esta compota já está em rascunho há uns meses, ainda estavamos em confinamento, o que não deve faltar muito para voltarmos. Mas não falando de coisas tristes, vamos falar da compota que é o que interessa aqui! Tinha comprado morangos, mas de doces não tinham nada. Resolvi logo fazer uma compota com os ditos, mas resolvi acrecentar 1 pacote de frutos vermelhos congelados, que tenho sempre no congelador para os batidos, smoothies ou gelados, o que apetecer na altura😎Vamos ver como fiz.


Ingredientes:

-1 kg de morangos

-750 g de frutos vermelhos congelados (1 pacote do Lidl)

-sumo de 1 limão

-500 g de açúcar amarelo.

Numa panela coloquei, os morangos préviamente lavados e sem o pirolito,😎 os frutos vermelhos, o sumo do limão e açúcar, envolvi bem e deixei cozinhar ao lume. Quando começou a ferver deixei passar uns 30 minutos e passei a fruta com a varinha mágica (mas deixando alguns bocados). Deixei continuar a ferver em lume baixo até obter o ponto de compota, o meu ponto de compota, eu faço assim: coloco um pouco da compota no prato e com o dedo faço uma estrada se ela não unir está pronta. Ah, mas o dedo convém estar lavado😂 Depois é colocar a compota dentro de frascos esterlizados e fechar. Deixo sempre virados de tampa para baixo até arrefecer completamente, para obter o vácuo que os mesmos precisam para serem guardados na despensa sem se estragarem. Depois de abrir o frasco, aí já guardo no frigorífico. E tenho compotas de um ano para o outro.


Estou no Instragam e Facebook aqui!

"Deus nos deu a lei, mas depende de nós segui-la. Isso é liberdade. Sabe o que é liberdade? É quando você dorme sabendo que não prejudicou ninguém. Porque a liberdade e a bondade são a mesma coisa. E é uma coisa muito difícil de alcançar a cada dia." 

 (Anne Frank)