segunda-feira, novembro 09, 2020

BROAS CASTELARES DE LISBOA

 



Como disse 👉aqui, este ano quero que chegue rápido o Natal, então quero a minha casa a cheirar a Natal, como sempre os meus filhos disseram desde pequenos. Tenho andado a ler os meus livros de receitas (sim, eu leio os meus) andando a ler 👉estes, só pode saltar receitas de lá o caso destas broas. 

Ingredientes:

-250 g de batata doce (cozida e descascada)

-270 g de miolo de amêndoa moido

-125 g de farinha de trigo (só utilizei 80 g de farinha)

-4 ovos

-125 g de farinha de milho (só utilizei 80 g de farinha de milho)

-260 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar amarelo)

- raspa de 1 limão

-folhas de Obreia

-gema para pincelar e dourar

Misturei num tacho as amêndoas moídas (a receita pede sem casca) eu moí com casca, prefiro, a batata doce esmagada e o açúcar. Levei ao lume mexendo sempre até ligarem. Depois retirei o tacho do lume e adicionei as farinhas, mexendo sempre, a casca do limão e os ovos batidos, envolvi muito bem e levei de novo o tacho ao lume, sempre a mexer até a mistura estar homogénea. Deitei o preparado numa tigela, coloquei pelicula aderente, junto ao mesmo e deixei arrefecer completamente (deixei no frigorifíco de um dia para o outro. Forrei os tabuleiros com papel vegetal e coloquei as folhas de obreia. Formei as broas com a ajuda de duas colheres de sobremesa (estilo pasteis de bacalhau) e coloquei as broas ao lado umas das outras em cima das folhas. Pincelei com a gema batida, e levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC, até dourarem. Deixei arrefecer e depois separei as broas cortando a obreia com uma tesoura.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


Oração do Credo


 Creio em Deus pai todo poderoso, 
criador do céu e da terra, 
e em Jesus cristo seu único filho, nosso senhor 
que foi concebido, pelo poder do Espírito Santo, 
nasceu da virgem Maria, padeceu sob pôncio Pilatos, 
foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, 
ressuscitou ao terceiro dia 
subiu aos céus e está sentado a direita de Deus pai todo poderoso donde há de vir 
e julgar os vivos e os mortos. 
Creio no Espírito santo, 
na Santa igreja Católica, 
na comunhão dos santos, 
na remissão dos pecados 
na ressurreição da carne 
e na vida eterna. 

 Amém.