segunda-feira, novembro 02, 2020

BROAS





Desde que os meus saudosos pais partiram, e fiquei orfã o Natal deixou de ser a alegria que sempre foi, até à data da partida. Era a quadra que eu mais amava. Depois, ver as duas cadeiras vazias para mim, é uma altura que estou sempre triste, estar na cozinha na altura, tenho sempre o pensamento longe, e é se não estou a chorar, lembro sempre a grande equipa que eu fazia com a minha mãe, as nossas conversas, o fazer as comidas e doces, nem precisavamos de falar a dizer o que era para fazer, pois ao olhar mos uma para a outra já sabiamos o que a outra estava a pensar. Eramos uma equipa.❤ Sempre passei a quadra de Natal em casa dos meus pais, até ter a minha filha, e depois o meu filho.  A partir dessa altura passou a ser em minha casa, onde os meus pais morando perto, dormiam em minha casa na mesma. 

Este ano, estou diferente, o ano de 2020 é está estranho, mas eu já disse aos meus filhos, quero fazer a árvore de Natal e presépio no meio de Novembro, e não a 1 de Dezembro, quero o Natal rápido, a ver se dá um pouco de alegria, quero o cheiro a Natal na minha casa.🙏 Daí  eu ter feito estas broas, apesar de ter várias receitas 👉aqui! Esta receita saltou 👉daqui! Só fiz metade da receita e deu 30 broas, e não fiz pequenas😎 Mas, já cheirou um niquinho a Natal.🎄

Ingredientes:

-500 g de farinha de trigo (usei 250 g)

-500 g de polme de batata cozida (utilizei 300 g de polme de batata doce cozida)

-125 g de manteiga (utilizei 65 g de manteiga)

-350 g de açúcar (utilizei 160 g de açúcar amarelo)

-1 c. de sobremesa de fermento em pó (utilizei uma de café de fermento)

-raspa de 1 limão (utilizei a raspa do limão completo)

-1 c. de sobremesa de canela (utilizei 1 c. de café bem cheia de canela)

-75 g de passas de uva sem grainha (não utilizei)

-75 g de miolo de pinhões (utilizei amêndoa palitada, recuso-me a comprar pinhão ao preço que pedem para mim é obceno, nem que fosse uma grama, não compro)

-50 g de miolo de noz

Numa tigela coloquei a farinha, o fermento, e o polme da batata e envolvi bem. Adicionei a manteiga derretida, o açúcar, a casca do limão ralado e a canela. Amassei bem e misturei os frutos secos. Formei bolinhas de massa, que fui dando o formato de broa, e pincelei com gema de ovo e umas gotas de leite. Levei a cozer a forno pré- aquecido a 180ºC, em tabuleiros forrados com papel vegetal, no meu forno levou 12 minutos, mas eu acho que 10 minutos era suficiente (os 2 minutos a mais distrai me😎)

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho." 

(Martha Medeiros)