segunda-feira, janeiro 25, 2021

AZEVIAS DE GRÃO E AMÊNDOA


O Natal? Já lá vai, mas como eu sempre disse e digo: O Natal? É quando uma mulher quer, neste caso eu😎 então seguimos para bingo (receita). Azevias, adoro, os meus filhos não são dos doces que mais gostam, mas comem. Mas a minha saudosa mãe também adorava, então nunca faltava na nossa mesa de Natal, e nem falta, faço sempre, é como se estivesse (estou) acompanhada com ela a fazer.❤❤


 Recheio: 

-300 grão cozido na véspera 
-200 gr de açúcar 
-1 laranja 
-1 c. de (chá) de canela em pó 
-4 gemas 
-100 g de miolo de amêndoa moído com pele na altura

Massa: 

-500 gr de farinha 
-100 gr de banha derretida 
-0,5 dl de aguardente 
-2,5 dl de sumo de laranja 

 Reduza o grão a puré. Leve-o ao lume com o açúcar, raspa, o sumo da laranja, a canela, amêndoa e as gemas. Mexa até obter ponto de estrada. Retire e reserve. (Eu costumo fazer no dia anterior e deixar no frigorífico numa tigela tapado com pelicula aderente, fica muito mais firme o recheio)

Misture a farinha com a banha derretida, de seguida a aguardente, amasse e vá juntando o sumo da laranja, até obter uma massa lisa.Vamos ver como fiz, e ainda por cima eu estar no patamar de me poupar, fui buscar a 👉máquina de esticar a massa, maravilha, das maravilhas, agora 👉azevias, 👉pasteis de massa tenra, já a massa fica como sempre a minha saudosa mãe fazia, mas ela era força de braços e rolo da massa. Vou colocando a massa nestas formas (foto a baixo👇), coloco montinhos de recheio, fecho a massa e aperto. Fica perfeito. Vai a fritar em óleo quente, quando louros escorro em papel absorvente de cozinha. Depois é só passar por açúcar...



Nota: Peço imensas desculpas aos meus estimados (as) seguidores (as) mas ando sem apetites de grandes produções fotográficas, pode ser que passe, e volte a vontade.🙏

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"A Deus eu peço que a minha fé se fortaleça todos os dias para que nem atravessando tribulações (Pandemias) eu perca a esperança."🙏

(Desconhecido)