sexta-feira, janeiro 22, 2021

EMPADÃO DE ALHEIRA, E GRELOS DE NABO

 



Empadão é das comidas mais reconfortantes que conheço, adoro. Traz sempre à memória quando a minha saudosa mãe fazia cozido ou carne estufada, sobrava no dia seguinte saia empadão. Neste caso, nem foi com carne e sim com uma alheiras de Mirandela que chegou cá a casa, e como estava de apetites de empadão seguiu logo para bingo.


Ingredientes:

-3 alheiras

-1 cebola pequena e picada

-1 fio de azeite

-1 molho de grelos de nabo


Cozi os grelos com água e sal marinho e reservei. Numa frigideira funda coloquei a cebola picada e azeite e sempre em lume brando deixei a dita murchar e adicionei as alheiras sem pele e desfeitas com a ajuda de um garfo. Em lume médio deixei as alheiras largarem os seus sucos e harmonizarem sabores. Reservei.

Fiz o puré de batata: cozi as mesmas com água e sal marinho, quando cozidas escorri e passei com o passe vite (sim, eu sou mulher de passe vite, e tenho o meu há 45 anos, e nem me falem de esmagador de batatas, é óptimo para um desenrrasque, mas nunca para um puré de batata perfeito,ok?) Quando passadas as batatas, adicionei 1 c. de sopa bem cheia de manteiga, e envolvi bem até derreter a mesma, messa altura levei o tacho a lume brando e fui adicionando o leite (morno) e fui sempre mexendo com a colher de pau, a adicionar o leite até ter a textura desejada. Depois temperei com noz moscada e pimenta preta moída envolvi e reservei.

Num tabuleiro coloquei no fundo puré de batata, depois cobri com os grelos bem escorrido. Cobri os grelos com a mistura das alheiras e com a ajuda de um garfo espalhei tudo por cima, para a gordura das mesmas darem o sabor tão precioso neste empadão. Acabei cobrindo com o resto do puré de batata, alisei e pincelei com uma gema com umas gotas de leite batido. Com a ajuda de um garfo fiz uns riscos, levei a forno pré-aquecido a 180ºC até alourar. Servi com uma salada.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega." 


( Lya Luft)