sexta-feira, fevereiro 05, 2021

BOLO INGLÊS






Este bolo foi feito em Janeiro, naqueles dias frios. Chega a uma altura neste confinamento de 2021, já nem sei que dia da semana estamos😎 mas continuando, num dia desses resolvi repetir este bolo que é muito apreciado cá por casa, e com o frio que vamos sentido (detesto) para acompanhar um chá, chocolate quente ou café para quem gosta, não é o meu caso. Adoro o cheiro do café e sobremesas com com o dito, mas a dita bica, não bebo.

 Em 62 anos da minha vida só bebi uma bica na vida, e tinha 15 anos. Ia apanhar o autocarro 9 ou 9A o  para Campo de Ourique, onde ia para a minha loja. A paragem era à porta da Pastelaria Suíça, mas naquele dia a minha mãe ia a Lisboa, e eu queria ir à Loja das Meias no Rossio, comprar um biquini, novo antes de seguir para Campo de Ourique, abria a minha loja mais tarde. A Loja das Meias abria às 9 horas, ainda faltava algum tempinho, a minha mãe foi à saudosa Pastelaria Suíça, e pediu um café e croquete, e pergunta-me: Bela o que queres?!?!? Eu a armar-me (pois não tinha fome) disse: Mãe, pode ser um café. A minha Mãe olhou para mim, mas pediu o café. E a Bela da altura hoje Isabel, a "armar-se" bebeu a bica, e lá foi à Saudosa Loja das Meias do Rossio comprar o biquini, que era para estrear no Domingo seguinte na Piscina do antigo Motel actual Inatel de Oeiras. Ok, deu para comprar o biquini, deu para apanhar o autocarro 9 ou 9A, já nem me lembro, mas a meio do caminho comecei a sentir-me mal, estava muito esquesita, sai do Autocarro, nem sei como abri a loja a minha sapataria, e só tive tempo de ligar para casa onde me atendeu a minha avó e eu dizer que estava a sentir-me mal, o meu saudoso pai, ainda estava em casa, ele ia naquela tarde apanhar um voo para Italia ( para ver as coleções de sapatos para a época seguinte), ele veio ao telefone e só me disse o pai vai já. Não sei como ele chegou tão rápido, ele voou, e disse entra no carro e vamos para casa. Quando cheguei a casa, a minha mãe tinha acabado de chegar, e ela é que se lembrou, que só podia ter sido da bica que tomei. Estive deitada um pouco, depois levantei-me tomei de novo um banho vesti-me e almocei, e lá fui eu de novo apanhar o comboio da Amadora para o Rossio, e depois apanhar o autocarro de novo para Campo de Ourique. Já estava bem, só já pensava era em estrear o biquini no Domingo seguinte. Mas, serviu-me de lição, até hoje nunca mais consegui, nem experimentar beber um café, gosto da meia de leite, agora café só, não, tal a minha má disposição, que em principio foi a tensão que subiu ou sei lá o quê. Vamos lá à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes: 
-250 g de açúcar (utilizei 200 g açúcar amarelo)
-150 g de vaqueiro (usei manteiga) à temperatura ambiente 
-350 g de farinha 
-4 ovos 
-350 g de fruta cristalizada (usei fruta glaceada cortada em cubos) 
-1 dl de leite 
-2 c. de (chá) bem cheias de fermento em pó 
-1 cálice de aguardente ou rum (usei rum) 


 Bati a manteiga com o açúcar e o fermento. Juntei de seguida os ovos inteiros e o leite e continuei a bater até estar tudo bem misturado.Jjuntei à mistura anterior o rum que envolvi muito bem. Juntei a farinha e fui envolvendo muito bem na mistura sem bater, quando a farinha estava bem misturada, adicionei as frutas glaceadas e passas envolvidas previamente em farinha e peneiradas para retirar o excesso de farinha e envolvi muito bem à mistura. Deitei a massa numa forma de bolo inglês untada com o fundo forrado com papel vegetal de novo untado e polvilhada de pão ralado. Levei o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC, quando o bolo começou a crescer e alourar fiz um corte ao de leve, na superfície do bolo no sentido do comprimento. Deixei acabar de cozer durante mais 1 hora. Depois reguei com glacê de limão.

Estou no Instagram e Facebook!

"Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância."
Nota:62 anos 😎

 (Will Durant)