segunda-feira, março 22, 2021

BOLO ESLAVO




Um bolo, onde a receita saiu da minha ðŸ‘‰Bíblia Pantagruel, um livro completo, e nunca desilude. Um bolo do patamar : bolo com 2 ovos. Vamos à delíciosa receita.

Ingredientes:

-230 g de farinha

-180 g de açúcar (usei 150 g de açúcar amarelo)

-125 g de manteiga

-125 g de leite azedo

-90 g de chocolate negro

-2 ovos

-1 c. de chá bem cheia de fermento em pó

-1/4 de c. de chá de baunilha em pó

-creme de chocolate com natas nº 3058*

Bati bem as gemas com o açúcar, de seguida adicionei o chocolate derretido em banho-maria com a manteiga, a baunilha e o leite e adiciona-se aos poucos, a farinha peneirada com o fermento, batendo sempre até fazer bolhas. Envolvi levemente as claras em castelo e dividi a massa por duas formas iguais (20 cm). Levei as formas ao forno pré-aquecido a 170ºC. Depois de cozidos e frios unem-se com creme e cobre-se o bolo com o restante creme.

Creme de chocolate e nata 3058*

-125 g de chocolate em pó

-100 g de açúcar

-1 c. de chá de Maisena

-3 ovos

-3 dl de leite

-2 dl de natas

-1/4 c.  de café de  baunilha

Dissolvi a Maisena no leite e o chocolate, e adicionei as gemas batidas com o açúcar e baunilha. Levei a lume muito brando mexendo sempre até levantar fervura. Tirei do lume e adicionei as natas, envolvi bem. Reservei até arrefecer e nessa altura incorporei as claras batidas em castelo firme levemente sem bater. Apliquei logo o creme.

Nota: Quando escrevi: bolo de 2 ovos, é se não quiser utilizar o creme, a textura da massa do bolo fica excelente só por si só, mas aí é desnecessário cozer em 2 formas, basta numa.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida."

 (Augusto Cury)