sexta-feira, abril 30, 2021

BOLO DE LARANJA E AMÊNDOA COM RECHEIO DE BRIGADEIRO E COBERTURA DE GANACHE DE CHOCOLATE [ANIVERSÁRIO DA FILHA]





Mais um aniversário da filha, dia 28 de Abril a filha fez 42 anos, mais um aniversário num ano esquisito, mas nunca deixar de festejar o nascimento da minha Princesa, fez 42 anos que fui a mulher mais feliz do mundo: Fui Mãe❤.  Eu sei que sou repetitiva, mas não me canso. Amo os meus filhos acima de tudo e todos. A filha, ela pediu o bolo brigadeiro, mas eu consegui dar a volta à situação, e fazer um bolo de laranja com amêndoa, e aí sim levar o recheio do dito, com mais umas rosetas em cima do bolo.😎 Os bolos dos filhos eu gosto sempre de supreender com algo diferente, bolos dos aniversários dos filhos, não gosto de fazer bolos simples ou bolos com pasta americana, não, não gosto. Simples, tenho o ano todo para os fazer, principalmente no Inverno para acompanhar um chá ou chocolate quente vai muito bem. Pasta americana, então nem falo, abomino mesmo, tenho impressão que só vou engolir o "abomino" se tiver um neto e ele ou ela quiser.😂 Aqui no blog, já tem receitas de bolos para todos os gostos e feitios 👉310 receitas com este fica 311, penso que o numero já é significativo. Peço desculpas não haver fotos do interior do bolo, mas o "cenário" já tinha sido desfeito, e sou sincera ando sem apetites para tal. Mas quem me segue, sabe que não engano.Vamos à receita.


 Ingredientes do bolo:

-150 g de farinha de amêndoa (moí a amêndoa com pele na altura)
-100 g de açúcar (usei açúcar amarelo) 
-100 g de manteiga (usei sem sal) 
-2 ovos grandes
-2 laranjas 
-2 c. de chá de fermento em pó 

 Bate-se o açúcar primeiro com as gemas até engrossarem e depois com a manteiga amolecida em banho-maria e o sumo e a casca ralada das laranjas. Adiciona-se a farinha de amêndo com o fermento aos poucos, batendo até fazer bolhas, e envolve-se nas claras em castelo, mexendo levemente, sem bater. Coze-se em forma untada e polvilhada com pão ralado em forno pré-aquecido a 160ºC.

Recheio de brigadeiro

-1 lata de leite condensado
-50 g de chocolate negro (usei lindt)
-100 ml de natas
-3 c. de sopa de chocolate em pó

Num tacho coloquei os ingredientes e envolvi bem. Levei o tacho ao lume a lume brando e fui sempre mexendo até os ingredientes estarem bem envolvidos e ter e consistência, fazer ponto de estrada. Deitei o preparado numa tigela, tapei com pelicula aderente, e deixei arrefecer, depois reservei no frio antes de aplicar.

Cobertura de ganache:

-100 g de chocolate negro (usei lindt)
-100 ml de natas

Coloquei os ingredientes numa tigela e levei ao micro-ondas, depois do chocolate derretido envolvi bem a mistura e reservei.

Montagem do bolo: Na forma que coseu o bolo forrei com pelicula aderente. Abri o bolo ao meio, e coloquei uma parte do bolo dentro da forma e recheie com o brigadeiro, coloquei uma camada generosa, coloquei a segunda parte do bolo e tapei com a pelicula aderente e levei ao frio de um dia para o outro. No dia seguinte, retirei o bolo da forma e coloquei no prato de servir, deitei a ganache no centro do bolo e deixei que a própria seguisse a sua vontade, escorresse por onde lhe apetecesse, sem eu mexer. Coloquei o resto do brigadeiro num saco pasteleiro, e fiz um enfeite na superfície do bolo todo à volta do mesmo. Enfeitei ao gosto.

Nota: a nota do meu provador oficial (filho): Brutal a laranja e a amêndoa casou na perfeição com o recheio  e cobertura, pois ambos ingredientes ligam na perfeição com chocolate.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida." 

 (Platão)