segunda-feira, abril 12, 2021

EMPADA DE COZIDO À PORTUGUESA

 


Neste 👉dia o almoço foi empada de cozido à Portuguesa. Simplesmente uma verdadeira delícia.😋 Recomendo irem buscar ao Restaurante Sitio de Gente Feliz😀. Nesse dia lembrei-me de dar uma nova roupagem às carnes e enchidos que tinha guardados na arca que tinham sobrado dum Cozido à Portuguesa. Passado uma semana resolvi fazer, vamos lá ver como fiz.


Ingredientes para a massa: 

-300 g de farinha + q.b. (p/enfarinhar) 

-1 c. de café de sal fino 

-50 g de manteiga 

-50 g de banha de porco 

-1 dl de água morna 


Para a massa: Num robô de cozinha, junte a farinha o sal, a manteiga e a banha. Ligue o robô em modo intermitente, e triture até obter uma mistura com aspecto areado. Adicione a água morna e ligue de novo o robô, até ter uma massa ligada. Retire a massa, molde em bola e deixe repousar num recipiente tapado, durante 15 minutos.

Nota: Pode perfeitamente fazer a massa à mão, não é obrigatório robô, eu é que já estou no patamar de me poupar então utilizo e muito o meu 👉bebé😎

Ingredientes para o recheio:

-carne de porco, chouriço de carne e morcela que tinha sobrado do cozido

-2 farinheiras

-menos de metade de 1 chouriço de carne

-couve lombarda q.b.

-arroz q.b.

Num tacho coloquei o chouriço de carne e farinheira cobertos com água fria e deixei cozinhar em lume brando. Ao fim de 5 minutos de começar a ferver retirei a farinheira e reservei. Deixei o chouriço continuar a cozer em lume forte mais 10 minutos, ao fim desse tempo retirei o chouriço e adicionei o arroz, rectifiquei o sal. Quando o arroz estava cozido reservei. Num tacho coloquei a outra farinheira num tacho com água e levei o tacho ao lume sempre em lume brando, quando começou a ferver deixei mais 5 minutos e retirei a farinheira que reservei. Retifiquei o sal e coloquei as folhas de couve lombarda previamente lavadas a cozinhar. Quando cozidas escorri e reservei. Os ingredientes convém estar arrefecidos para a montagem da empada.

Montagem da empada:

Estiquei a massa com a ajuda de um rolo de massa e forrei uma forma de bolo inglês, mas deixei um pouco de massa para fazer a tampa. Fui enchendo a forma com os ingredientes alternados, depois coloquei a tampa da massa e fechei a empada. Levei a mesma ao forno pré-aquecido a 170ºC, até começar a alourar, nessa altura coloquei uma folha de papel de alumínio e deixei acabar de cozer e harmonizar sabores mais 40 minutos. Servir de seguida e deliciar-se.

P.S. Agora quando fizer cozido à Portuguesa, com certeza vai sair sempre  da minha cozinha uma empada com os restos do dito, nem preciso de estar com o trabalho de cozer alguns ingredientes como tive nesta empada, é só acrescentar mais e quando sobrar reservar.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje. 
 A verdade é que ninguém é chique por decreto. 
E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. 
Elegância é uma delas. 
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. 
Muito mais que um belo carro italiano. 
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida. 

Chique mesmo é ser discreto. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.  
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.  
Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuaçõe inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta. 

 É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua. 
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. 
É lembrar-se do aniversário dos amigos. 
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. 
É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia. 

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios. 
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite! Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico, quando se pretende corrigir o caráter. 
Não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo, falsidade. 
Não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta. 

Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour! 
Porque, no final das contas, chique mesmo é crer em Deus! 
Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, amor e fé nos tornam humanos!" 

 (Glorinha Kalil)