quarta-feira, maio 19, 2021

CROQUETES DE ARROZ E QUEIJO

 



Tinha feito Cozido à Portuguesa, e como todos sabemos sobra sempre, pelo menos na minha casa acontece sempre. Além das carnes que congelo sempre para depois fazer croquetes, feijoada, empadão etc... Desta vez com o arroz resolvi fazer uns croquetes, que em muito boa hora os fiz.


Ingredientes:

-arroz cozido

-queijo ralado (ralei uns restos de queijos secos, usem o que vos der mais jeito)

-1 cebola pequena picada

-1 c. de sopa de farinha

-1 c. de sopa de manteiga

-leite q.b.

-coêntros  (ou outra erva aromática ao gosto)

-sal marinho q.b.

-pimenta preta moída na altura q.b.

-1 ovo

-pão ralado q.b.

Num tacho coloquei, a cebola e a manteiga, em lume brando deixei a cebola ficar translúcia, nessa altura adicionei a farinha e envolvi bem, fui adicionando o leite aos poucos, até obter um creme cremoso. Juntei o arroz , queijo ralado e os coêntros picados, e envolvi bem. Temperei com sal marinho e a pimenta preta. Coloquei a mistura num prato fundo e reservei até arrefecer, nessa altura levei ao frigorífico tapado com película aderente durante 3 horas. Num prato coloquei o ovo batido, noutro prato coloquei o pão ralado. Com a mistura fui fazendo bolas, que passei por o ovo batido e de seguida por pão ralado, coloquei os croquetes numa travessa que levei ao frigorifíco durante uma hora para firmar, ao fim desse tempo fritei numa frigideira com óleo de girassol até ficarem louros. Servi com uma salada russa.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Quando alguém te disser que te magoou sem intenção, acredite nela! Vai te fazer bem. Assim, talvez, ela poderá entender quando você, sinceramente, disser que "foi sem querer." 

 (Chico Xavier)