segunda-feira, maio 31, 2021

TORTA DE CLARAS RECHEADA COM DOCE DE OVOS

 



Tenho sempre claras congeladas, quando sobram de alguma receita congelo em caixas da Tupperware pequenas que suportam 3 a 4 claras, eu utilizo sempre 3 claras em cada caixa assim, nunca esqueço quantas claras habitam nas caixas.😎 Resolvi retirar uma caixa e deixar a descongelar o que é rápido, e aproveitei as 3 claras que sobravam do doce de ovos para fazer uma torta com 6 claras. Molotof nunca viram aqui pelo blog, é uma sobremesa, que nunca agradou nem a mim nem aos filhos. Já fiz este pudim com claras e noz o pudim 👉Frou-Frou. Receitas de sobremesas , bolos etc, para aproveitamento de claras já habitam muitas aqui no blog, basta carregarem 👉aqui!  Mas Molotof não. Mas vamos lá à receita que é o que vos interessa.

Ingredientes:

-6 claras de ovos

-100 g de açúcar

-açúcar em pó q.b.

Bati as claras em castelo nessa altura adiciono o açúcar e deixo continuar a bater mais 3 minutos. Deito o preparado num tabuleiro do forno untado e forrado com papel-vegetal de novo untado, e levo ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 10 minutos. Retiro o tabuleiro do forno e polvilho com açúcar em pó e deito a torta por cima de uma folha de papel-vegetal. Cubro a torta com o doce de ovos bem espalhado, e com aajuda da folha do papel enrolo a torta e deixo durante 20 minutos enrolada no papel, ajuda a firmar. Retiro o papel e coloco a torta numa travessa de torta. Levei ao frio até à hora de servir.

Doce de ovos: 

-3 gemas 

-125 g de açúcar 

-60 ml de água 

-vagem de baunilha 

 Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha aberta e raspada. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença." 

 (Clarice Lispector)