sexta-feira, junho 25, 2021

PATANISCAS DE ATUM




Quando as saudades apertam, (e são lixadas, pois continuam) tento ir buscar os sabores, que a minha saudosa mãe tão bem os fazia, e partilhava. Que nunca conseguirei chegar a eles, mas eu tento, pelo menos, enquanto estou no meu laboratório (cozinha), a fazer algo que a minha mãe fazia tão bem o caso as pataniscas. Resolvi fazer de atum, e fiz um arroz de tomate que servi com uma salada. Vamos ver como fiz as pataniscas.

Ingredientes:

-1 lata de atum em azeite 
-100 ml de água 
-1 cebola pequena picadinha 
-6 colheres de (sopa) cheias de farinha  
-3 ovos 
 -sal marinho q.b. 
- pimenta preta moída na altura q.b.
-salsa q.b.

Misturei a farinha o sal e a pimenta e juntei a água. Mistura muito bem com a colher de pau. Juntei a cebola e fui adicionando um ovo de cada vez batendo entre cada adição. Juntei o atum com o azeite e a salsa picada. Fui batendo com a colher até fazer bolinhas está pronto para fritar colheradas de sopa em óleo quente. Vai virando e quando estão loirinhas escorre em papel de cozinha.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida."

 (Cora Coralina)