segunda-feira, julho 12, 2021

BOLO GILDA [APROVEITAMENTO DE CLARAS]

 




Tenho sempre claras de ovos congeladas, sobram das sobremesas, nunca deitei fora, há mais de 20 anos que as congelo, e não foi por ter blog que aprendi a fazer, e sim, foi o meu tio Filipe que é Espanhol que me ensinou. Resolvi retirar um Tupperware com 3 claras da arca e deixar a descongelar no frigorífico de um dia para o outro, pois tinha estado a ler este 👉livro (sim, eu leio os livros de receitas de culinária)😎e tinha escolhido esta receita um bolo da zona da Graciosa uma ilha dos Açores, que achei interessante apesar de fazer as minhas alterações, e não cobrir o bolo, só recheei e polvilhei com açúcar em pó, para mim mais que suficiente. O meu prepósito era um bolo "simples". Mas deixo a receita da cobertura abaixo.


Ingredientes do bolo:

-150 g de manteiga

-400 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar mascavado)

-300 g de farinha

-2,5 dl de leite

-6 claras 

-3 c. de chá de fermento

-1 dl mal medido de aguardente

-1 chávena de miolo de noz moído na altura (utilizei mais 1 chávena de miolo de noz partidas grosseiramente)

Bati o açúcar com a manteiga até ficar um creme. Juntei o leite aos poucos alternando com a farinha e fermento, as nozes moídas e a aguardente. Adicionei as nozes partidas grosseiramente que resolvi adicionar à receita e envolvi bem. Fui adicionando as claras batidas em castelo firme aos poucos sem bater, só mesmo envolver. Deitei o preparado numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com pão-ralado. Levei ao forno pré-aquecido  180ºC. Teste do palito. Depois de cozido e frio abri o bolo ao meio e recheei com o recheio descrito abaixo.


Recheio:

-250 g de açúcar (utilizei 120 g de açúcar)

-2 dl de água (utilizei 1 dl de água)

-6 gemas (utilizei 3 gemas)

Levei o tacho ao lume com a água e açúcar até fazer ponto de pérola. Arrefece um pouco e misturei as gemas batidas. Volta de novo ao lume mexendo sempre até cozerem as gemas. Deixei arrefecer antes de rechear o bolo.

Nota: Só descongelei 3 claras, pois as outras 3 utilizei as que sobrou do recheio.

Cobertura:

-250 g de manteiga

-225 g de açúcar

-1 dl mal medido de leite

Bate-se a manteiga muito bem até estar em creme. Junta-se o açúcar e mistura-se bem. Vai-se adicionando aos poucos o leite a ferver batendo sempre, até ficar um creme.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os."

 (Alexandre Herculano)