sexta-feira, outubro 29, 2021

TORTA RÁPIDA

 



Uma torta simples e deliciosa. Dispensa mesmo recheio. A receita saltou desta 👉pérola, um livro que já muito falei por aqui. Já há uns anitos que não compro livros de culinária. Sejam de Bloggers ou de verdadeiros chefs. Cheguei à conclusão, tenho as pérolas, tenho mais de 50 livros de culinária, que fui adquerindo ao longo dos anos, mas a idade trouxe-me a tal serenidade, para saber o que quero, e não quero mais do mesmo. Pois no principio e fim as receitas de livros mais actuais, veem todas das Bíblias culinárias que habitam cá por casa, só alteram alguns ingredientes (mudam a roupagem como agora é moda dizer, mas tudo passa) ou mudam  a sequência dos mesmos. Cansei. Tenho as minhas Bíblias e chegam. Vamos à receita.


Ingredientes:

-6 ovos

-200 g de açúcar (utilizei 150 g de açúcar)

-1 c. de (sopa) cheia de farinha maisena

-manteiga e farinha para untar o tabuleiro

-açúcar para enrolar a torta

Bati bem as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Adicionei depois as claras batidas em castelo firme alternando com a farinha maisena, envolvendo delicadamente. Deitei a massa num tabuleiro do forno, untado, forrado com papel vegetal de novo untado e polvilhado com farinha. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC o tempo de alourar, o que é rápido. Deitar a torta em cima dum papel vegetal polvilhado com açúcar e enrolar a torta rápido. Deixar arrefecer enbrulhado no papel.

P.S. Não cortei uma fatia da torta para a produção, pois ando sem vontades da mesma, mas quem me conhece e quem me segue sabe que não engano. E, verdade seja dita, o menos é mais como eu sempre disse.


Estou no Instagram e Facebook aqui!