sexta-feira, dezembro 10, 2021

COOKIE DE CHOCOLATE E CREME DE AVELÃ, E DESEJO UM SANTO NATAL, E 2022 COM TUDO DE BOM.









Este ano resolvi alterar a minha postagem para vos desejar um Santo Natal e um Próspero Ano de 2022, e talvez dar uma dica para fazerem e presentearem quem vocês amam. Quem gosta de presentear, com mimos feitos com carinho em casa, e podem crer, que não há presente mais mimoso que esses, esses sim são feitos a pensar a quem vão oferecer, e não há euros, que pague esses mimos. O dinheiro compra tudo?!?!? (Excepto saúde e amor) já para não falar da educação, e gosto. Mas continuando, tenho aqui no blog imensas receitas de 👉bolachas/cookies/biscoitos, para fazerem e colocarem em saquinhos fecharem com um lacinho e oferecerem. Licores também é uma ideia como tenho 👉aqui mas esses só se já tivessem feito, mas tenho aqui a receita do 👉Licor de Canela, que não necessita de infunsão e é brutal. Ou então as compotas como tenho 👉aqui várias

   Resolvi fazer este cookie XXL a receita saltou 👉daqui só que em vez de cookies, comprei uma frigideira preta e fiz um cookie grande, embrulhei (depois de frio) para vos dar uma ideia gira e diferente. Espero que vos agrade.😍 Abaixo vou deixar a receita e escrever como fiz, mas antes quero vos informar que vou entrar em ausênsia aqui no blog como vêm sendo habitual desde a partida, dos meus pais, e desejar um Santo Natal, com muita saúde principalmente junto dos que amam (infelizmente mais um ano com os devidos cuidados) e que o 2022 vos traga tudo o que desejam, mas Saúde está sempre em 1º, pois com a dita conseguimos tudo o que merecemos (sim, só E`LE sabe o que é nosso) e o que é nosso às nossas mãos vem ter. Sejam felizes façam por isso. Vamos à receita.


Ingredientes:
-100 g de manteiga
-150 g de açúcar amarelo (utilizei 100 g de açúcar mascavado claro)
-1 ovo
-250 g de farinha
-1 c. de café de fermento
-150 g de pepitas (usei 70 g de chocolate preto 70% de cacau)




Nota: na receita rechei o cookie com Nutella, e coloquei umas pepitas de chocolate coloridas por cima. Daí eu não colocar a Nutella na receita, é só mesmo para quêm quiser fazer o XXL, ok? Quêm não quiser depois de esticar a massa, corta com corta biscoitos, se não tiverem façam mesmo com um copo, dá na mesma. Levem os cookies ao forno pré-aquecido a 180ºC em tabuleiros forrados com papel vegetal, mal alourem já está. Deixam arrefecer 5 minutos nos tabuleiros, depois passam para a rede para arrefecer completamente antes de guardar na caixa ou frasco das bolachas.

Na minha 👉bebé coloquei a manteiga e açúcar e deixei bater, adicionei o ovo sempre a bater, quando a mistura estava homogénea, adicionei a farinha peneirada com o fermento e envolvi delicadamente com a colher de pau, juntei o chocolate partido grosseiramente e envolvi. Com duas folhas de papel vegetal coloquei a massa entre as mesmas e com a ajuda do rolo estiquei a massa, cortei uma rodela e forrei a frigideira, com a ajuda de uma colher de sobremesa, fui colocando a Nutella até cobrir o fundo e ficar com a espessura de 1 dedo (os meus são finos)😎 estiquei de novo o resto da massa para fazer uma tampa, e coloquei por cima, fechei bem as bordas, e coloquei por cima umas pepitas de chocolate, levei o Cookie ao forno pré-aquecido a 180ºC com a funsão só de baixo ligada, durante 5 minutos, depois mudei para a funsão ventoinha que liga em baixo e cima, e esteve mais 10 minutos até ficar dourado.

Estou no Instagram e Facebook aqui!