segunda-feira, janeiro 03, 2022

TORTA DE CHOCOLATE COM NOZ PECÃ [TRONCO DE NATAL]

 




Espero, que tenham tido um Natal e Ano novo, com tudo de bom junto dos que amam e vos fazem felizes. Eu passei, com as pessoas que mais amo na vida, foi uma época muito tranquila e serena como eu gosto, sem grandes fantochadas, pois eu acredito que a época é para refletirmos e saber o que nos faz bem, e descartar o que nos consome energia e nos faz menos bem. Eu assim levo a minha caminhada, e digo: a idade (tempo) tem me ensinado que estou certa. Saúde, é o principal, pois o resto tudo se resolve na vida, umas vezes bem outras menos bem, mas fica tudo resolvido. Desejo um 2022 carregado de muita saúde para todos vós.

 Agora vamos ver uma das guloseimas brutais que esteve presente na minha mesa de Natal. Peço desculpa, de não ter tirado foto do interior, mas continuo sem vontades, de grandes produções, e penso que quem me segue, já me conhece e sabe que não engano. Fiz uma torta que nos finais, vesti de natal (tronco de Natal)😎 e que boa ficou😍 Vamos à receita.

Ingredientes: 

-6 ovos 

-150 g de açúcar 

-130 g de farinha 

-100 g de nozes pecã moí na altura, mas não deixei em farinha 

-1 c. chá de fermento em pó 

 Recheio de doce de ovos:

 -3 dl de leite 

-2 dl de natas 

-100 g de açúcar 

-40 g de farinha 

-1 pitada de baunilha (usei 1 c. de café de baunilha líquida) 

-1 ovo + 2 gemas 

 Cobertura: 
-200 g de chocolate preto (usei Valrhona) 

-200 ml de natas 

 Bati muito bem os ovos com o açúcar durante cinco minutos. Peneirei a farinha com o fermento para a mistura, e  envolvi com a espátula. Adicionei as nozes pecãs moidas e envolvi. Deitei o preparado num tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e untado. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante 12 minutos. Retirei do forno e desenformei sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó. Reservei.

 Para o recheio:
 Levei ao lume o leite com as natas. Antes de levantar fervura, adicionei os restantes ingredientes misturados. Mexi sempre com uma vara de arames até ferver. Retirei do calor e deixei arrefecer. Barrei a torta com o recheio e enrolei a torta com a ajuda do papel vegetal. Reservei.

 Para a cobertura:
 Derreti o chocolate com as natas em banho-maria. Cortei duas fatias largas transversal (as pontas) com a ajuda do creme de chocolate colei as fatias (imitar um tronco). Cobri com o creme de chocolate. Com a ajuda de um garfo fiz umas nervuras, polvilhei com as amêndoas pecãs picadas grosseiramente, e depois polvilhei a torta (tronco) com açúcar em pó. Simples, como gosto! Sem muitas fantochadas.😎

Estou no Instagram e Facebook aqui!